O coaching, o passado, o presente e o futuro

Como os devaneios mentais podem sequestrar-nos a atenção, levando a que a qualidade da nossa experiência mental seja condicionada, assim como as nossas perceções sobre o presente e aquilo que imaginamos sobre o futuro. Ana Teresa Penim mostra-nos como o coaching tem neste âmbito um papel muito importante.

.

Vídeo 155: Coaching talks – Divagação mental (por Ana Teresa Penim)

O nosso cérebro é essencialmente ativo e os devaneios mentais sequestram a nossa atenção com frequência, condicionando a qualidade da nossa experiência mental, as nossas perceções sobre o presente e o que imaginamos sobre o futuro. O contexto de coaching é particularmente favorável a esta tomada de consciência e, consequentemente, à autodeterminação para a gestão da divagação mental.

****

Esta série de vídeos é da autoria de Ana Teresa Penim e João Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council(EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020.