Natixis em Portugal desenvolve app que organiza a nova vida dos escritórios do grupo em 22 países

A Natixis em Portugal desenvolveu a AnyWhere, uma aplicação web que permite aos colaboradores do Groupe BPCE, do qual faz parte, tirarem maior partido do modelo de trabalho híbrido, gerindo a sua ida ao escritório ou o trabalho remoto através do computador ou do smartphone. Esta plataforma, desenvolvida no Centro de Excelência da empresa, no Porto, é já utilizada por mais de 40 mil colaboradores em 22 países, 56 cidades e 109 escritórios.

Através da aplicação AnyWhere, os colaboradores podem reservar antecipadamente um lugar, registar trabalho remoto, pesquisar informação e contactos de colegas, marcar o seu estado de espírito e consultar mapas das diversas áreas do edifício, bem como o estado de ocupação de cada uma.

Maurício Marques, diretor de recursos humanos da Natixis em Portugal, afirma: «A AnyWhere é um ótimo exemplo da capacidade que as nossas equipas têm de dar respostas criativas e inovadoras aos desafios. Esta ferramenta favorece a transparência e a gestão eficaz e estimula a partilha de conhecimento, de integração e colaboração entre os vários departamentos da empresa, o que consideramos essencial para continuar a criar, a partir do Porto, as melhores soluções para o Groupe BPCE e a fazer crescer o projeto da Natixis em Portugal.»

A app nasceu da necessidade local de aglomerar informação que até então se encontrava dispersa, facilitando a sua consulta.

Louis Touzet, head of tech expertise and solutions na Natixis em Portugal, recorda o processo de desenvolvimento da plataforma: «Começámos por uma prova de conceito, testando a aplicação com algumas equipas, num estilo hackathon.A partir daí, o número de funcionalidades e equipas impactadas pela aplicação cresceu rapidamente. Com a chegada da pandemia, que obrigou a uma transição para um modelo de trabalho remoto, tornou-se evidente que era necessário controlar o regresso dos colaboradores ao escritório, garantindo que todas as regras de segurança eram respeitadas, assim como a interação e a qualidade de vida da equipa e, como tal, a ferramenta estava já perfeitamente posicionada para adotar essa funcionalidade extra. Este último desenvolvimento posicionou-nos então nos edifícios do grupo a nível mundial.»

O impacto desta gestão mais ágil chega, inclusive, à otimização de recursos nas cantinas e sempre que são realizados eventos, contribuindo para a redução do desperdício alimentar.

Marcelo Costa, tech lead na Natixis em Portugal, explica: «Com a informação das intenções e o registo de lugares no escritório, é ainda possível antecipar e gerir stocks, por exemplo, na nossa cantina. A equipa poderá aceder a uma estimativa dos colaboradores que estarão presentes num determinado dia e reduzir assim o desperdício de comida. A logística e a organização de eventos presenciais no escritório poderá também ser melhorada com base na informação dos registos de presenças em AnyWhere.»

Até à data, a aplicação registou 2,9 milhões de reservas de lugares nos escritórios do Groupe BPCE à escala global.

De assinalar que a Natixis em Portugal é um centro de excelência que tem como missão transformar a banca tradicional, desenvolvendo soluções inovadoras para o negócio, as operações e a cultura de trabalho do Groupe BPCE em todo o mundo. 

O centro, com sede no Porto, conta atualmente com cerca de 1.800 colaboradores de perto de 30 nacionalidades, que formam as equipas de Tecnologias da Informação, Atividades de Suporte à Banca e Compliance e trabalham de forma integrada, inclusiva e transversal, suportando todas as linhas de negócio e plataformas do grupo. O projeto no Porto é um dos maiores investimentos em recursos humanos já feitos pela Natixis em todo o mundo.

O mindset e a cultura de proximidade, agilidade e inovação caracterizam a equipa da Natixis em Portugal e refletem a missão da empresa de transformar a banca tradicional à escala global: um encaixe perfeito no ecossistema dinâmico e de empreendedorismo português. 

A Natixis em Portugal integra a área de negócio Global Financial Services, a componente global do Groupe BPCE, desenvolvendo soluções para as suas duas áreas, Corporate & Investment Banking e Asset & Wealth Management, e, de forma transversal, para as entidades do Groupe BPCE.