Jovens de vários partidos políticos debatem temas globais

O estudo «Diferentes formas de participação política em prol do desenvolvimento», realizado no âmbito do projeto «Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global» (segunda edição), promovido pela organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, estará em análise no «Dialogue Dinner – Por uma juventude comprometida com políticas sustentáveis». Trata-se de um evento promovido pela ONGD, que junta hoje, dia 4 de novembro, jovens de diferentes partidos políticos com assento parlamentar – Partido Socialista (PS), Partido Social Democrata (PSD), CDS Partido Popular (CDS PP), Iniciativa Liberal (IL), Partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN), Bloco de Esquerda (BE) e Partido Comunista Português (PCP). Serão discutidos temas como igualdade de género, alterações climáticas e ainda paz e conflitos.

O encontro realiza-se no Centro de Juventude de Lisboa do IPDJ – Instituto Português da Juventude, na capital, e tem como objetivo alertar os jovens políticos para a importância do uso da sua voz para transformar narrativas em prol de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável, intervindo sobre as agendas locais e globais. Durante o «Dialogue Dinner – Por uma juventude comprometida com políticas sustentáveis», conforme assinala Susana Damasceno, presidente da Direção da AIDGLOBAL, «existirão vários facilitadores, que se encarregarão de colocar o tema em discussão, perante os vários jovens de diferentes partidos políticos, fazendo posteriormente um conjunto de recomendações sobre as temáticas discutidas no evento».

O projeto «Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global» (segunda edição) já impactou autarquias, escolas, centros universitários, associações e jovens de todo o país. Tem como financiador o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e como parceiros o Centro de Juventude de Lisboa do IPDJ, o Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa, o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), a DYPALL Network e a Câmara Municipal de Santarém.

O evento vai contar com a presença da diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ e diretora do Centro de Juventude de Lisboa, Eduarda Marques, do coordenador nacional do Ano Europeu da Juventude – 2022, Carlos Manuel Pereira, e da presidente da Direção da AIDGLOBAL, Susana Damasceno.

A AIDGLOBAL, que não tem fins lucrativos, desenvolve e promove diversos projetos no âmbito da educação para o desenvolvimento e a cidadania ativa, em Portugal, incluindo na Região Autónoma da Madeira, onde tem uma delegação, em Porto Santo, e ainda no âmbito da literacia, em Moçambique, na província de Gaza. A sua missão visa agir, incluir e desenvolver através da educação, acreditando-se que a mudança acontece pela educação.