Hugo Ferreira lidera na Abaco nova área de consultoria de Human Experience Management

A Abaco Consulting, empresa de referência nacional e internacional em soluções SAP, anunciou a contratação Hugo Ferreira (na foto) como business unit manager da sua nova área de Human Experience Management (HXM).

Com mais de 20 anos de experiência consolidada em consultoria SAP, Hugo Ferreira é formado em Informática de Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa e pós-graduado pela Universidade Católica Portuguesa. Iniciou o percurso profissional em 1999 como consultor técnico de SAP na Tecnidata, tendo posteriormente integrado a Aceplus, a Hyfas, a AMT Consulting e a Pwc Portugal, onde trabalhou como team leader, business development, service delivery management, entre outras funções.

João Moreira, chief executive officer (CEO) da Abaco Consulting, salienta: «Esta contratação está em linha com o plano estratégico de crescimento da Abaco para os próximos anos. Hugo Ferreira desde o início da sua carreira que se tem diferenciado pelo excelente trabalho desenvolvido ao nível do Software SAP e estamos convictos de que se trata de uma aposta acertada. Por outro lado, no que diz respeito à criação da nova área de HXM, ao longo dos últimos anos, temos assistido à convergência das diferentes aplicações da área, dentro do ecossistema SAP, quer numa ótica cloud (SuccessFactors), quer numa ótica on-premise (HCM, human capital management). Desta forma, entendemos que numa pespetiva de posicionamento de mercado para os nossos clientes, e gestão conjunta de competências da nossa equipa, faz sentido uma abordagem centralizada e única, dentro duma única competência, denominada HXM.»

Por sua vez, Hugo Ferreira refere: «É com enorme orgulho e satisfação que assumo a liderança desta nova área numa organização que, ao longo dos últimos anos, tem evoluído fortemente, reforçando a sua posição no mercado nacional e apostando numa estratégia sustentada de crescimento internacional, apoiada pelo grupo valantic.»

A integração da Abaco no grupo valantic tem permitido uma crescente exposição a projetos de dimensão internacional, proporcionando um ambiente multicultural em toda a equipa. Assim, a empresa pretende também dinamizar o crescimento da sua equipa recorrendo a diferentes iniciativas de recrutamento (profissionais com forte experiência de mercado, perfis mais juniores, e iniciativas de upskilling e reskilling, dentro e fora da área). A médio prazo, a expectativa passa por duplicar a equipa, mas mantendo as características de sempre que ajudam ao baixo turnover: forte espírito de equipa, aposta na multidisciplinaridade, plano abrangente de certificações, ambiente informal e com fácil comunicação, entre outros fatores diferenciadores.

A Abaco Consulting foi fundada em 2004 e tem a sua sede no Porto, bem como escritórios em Lisboa. Considerada uma referência na consultoria de software de gestão SAP, é atualmente composta por cerca de 150 consultores especializados, tendo o seu negócio focado em três áreas-chave: implementação e manutenção de sistemas de informação SAP e desenvolvimento de produtos. Opera em três continentes, nas diversas soluções SAP (SAP S/4 HANA, SAP Business All-in-One e SAP Cloud Solutions) e com as suas próprias soluções. Desde 2021, integra o grupo valantic, um grupo alemão de referência em consultoria digital e software, com o intuito de impulsionar o seu crescimento e reforçar a forte posição que detém no mercado, bem como para desenvolver continuamente as suas competências como parceiro no caminho da transformação digital.