O desporto como aliado na saúde mental dos colaboradores das empresas

No dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, o Urban Sports Club reuniu alguns dos principais fatores que tornam a prática desportiva num ótimo exercício também para a mente. A empresa assinala que o desporto apresenta inúmeros benefícios à saúde física – desde o aumento da força à resistência cardiovascular ou até mesmo o fortalecimento dos ossos. No entanto, numa altura que cuidar da saúde mental se torna um tema cada vez mais urgente e abordado, pode ser ainda mais significativo olhar para as vantagens que praticar exercício físico pode representar para a nossa saúde e equilíbrio mental dos nossos colaboradores.

Vejamos os fatores assinalados pelo Urban Sports Club:

Contribuir para uma melhor disposição A atividade física tem demonstrado um impacto positivo no nosso estado de espírito – provando estar mesmo na origem de sensações de maior tranquilidade e energia nos períodos após um treino desportivo.

Aliviar o stresse O exercício físico pode ser muito eficaz no alívio do stress: inclusivamente, existem motivos para acreditar que indivíduos mais ativos possam apresentar níveis de stresse mais baixos do que pessoas menos ativas. O fenómeno pode explicar-se devido à libertação de endorfinas, que acontece durante a prática de movimentos vigorosos – hormona que está relacionada com o aumento da sensação de bem-estar e tranquilidade.

Reforçar a memória e a criatividade A prática de exercício regular pode, inclusivamente, melhorar a capacidade do cérebro – estimulando a memória e a criatividade, fatores que contribuem positivamente para a saúde mental. De facto, acredita-se que pode bastar uma sessão de exercício físico muito intensa com a duração de 15 minutos para melhorar a memória e o raciocínio, já que a prática desportiva leva à produção mais acentuada de endocanabinóides – moléculas que aumentam a plasticidade sináptica do cérebro.

Melhorar a autoestima e a confiança A prática desportiva regular tende a fazer-nos sentir, ao longo do tempo, mais fortes, mais capazes e mais resistentes – tudo isto poderá contribuir para aumentar a nossa sensação de confiança e isso poderá alargar-se a vários aspetos da nossa vida.

O Urban Sports Club assinala ainda que as vantagens de praticar desporto transcendem o foro pessoal e alargam-se, por isso, também à realidade das empresas e dos colaboradores. De facto, acredita-se que as empresas que contribuem e incentivam ativamente a prática de exercício físico junto dos seus membros poderão ter níveis de retenção superiores – e numa altura em que a saúde mental domina cada vez mais a agenda, espera-se cada vez mais que as organizações tenham um papel significativo na matéria.

No Urban Sports Club, as empresas podem garantir aos seus colaboradores uma subscrição mensal que lhes permite acesso a diversos parceiros e modalidades desportivas em Portugal e na Europa – incluindo aulas gravadas e que podem ser acedidas em qualquer parte do mundo. É possível saber mais sobre as opções para empresas do Urban Sports Club aqui.