Nova managing director da Capgemini Engineering

A Capgemini Portugal anuncia a nomeação de Maria da Luz Penedos (na foto) para managing director da submarca Capgemini Engineering – que tem posição de destaque em engenharia, investigação e desenvolvimento (EI&D). A executiva, que fica responsável pelos mercados de Portugal e da Tunísia, tem experiência acumulada em vários cargos de liderança nacionais e internacionais. Sucede a Bruno Casadinho, que assume o cargo de managing director da região da Ásia-Pacífico.

Com quase 30 anos de experiência, Maria da Luz Penedos, que desempenhava até agora o cargo de head of operations and delivery, está vinculada à organização desde 2001. Iniciou o seu percurso na Finacom, como software engineer, mas rapidamente assumiu a posição de head of operations, primeiro da Ncubo e depois da Global N Brasil, que acabou por ser adquirida pela Altran. Ao serviço desta última, que faz parte do Grupo Capgemini desde 2020, começou por liderar, em 2004, áreas como Global Program Office, BID & Quality, Marketing & Communications; mais tarde, em 2013, foi a responsável por criar o Global Engineering Center (GEC) em Portugal e, em 2020, pela integração do GEC Tunísia.

Maria da Luz Penedos assinala: «O futuro será marcado pela continuidade – na forma como na Capgemini Engineering se vive diariamente com responsabilidade o nosso propósito perante as nossas pessoas, os nossos clientes e a comunidade. Isto é especialmente relevante numa altura em que as principais empresas, dos mais variados sectores de atividade, perceberam que a engenharia, a investigação e o desenvolvimento estão a evoluir a um ritmo muito rápido e que precisam de um parceiro capaz de as apoiar – seja no desenvolvimento, na comercialização, na gestão ou na criação e na evolução de produtos inovadores. É um orgulho para mim assumir estas funções, mas é, sobretudo, uma enorme responsabilidade na marca, que já é reconhecida como líder mundial pelos seus serviços globais de EI&D e que está presente nos principais hubs à escala global, e que agora queremos fazer conhecer e crescer também em Portugal.»

Maria da Luz Penedos é licenciada em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa e realizou diversas formações e especializações adicionais, em Gestão, Liderança e Marketing.

A Capgemini Engineering consolida, numa única marca, um conjunto único de competências do Grupo Capgemini, agregando os serviços globais de engenharia e de investigação e desenvolvimento (I&D) da Altran, adquirida em 2020, e a experiência em digital manufacturing da Capgemini. É parte integrante do Grupo Capgemini, que aposta globalmente no desenvolvimento de parcerias com empresas para transformar e possibilitar a gestão dos seus negócios aproveitando o poder da tecnologia. O grupo é uma organização responsável e multicultural, com uma equipa que reúne 340 mil colaboradores em mais de 50 países. Com um valioso património com 55 anos de existência e uma vasta experiência nos mais variados sectores de atividade, sendo reconhecida pelos seus clientes por responder às suas necessidades, desde estratégia e design até gestão das operações, tirando partido das inovações em áreas em constante evolução como a cloud, os dados, a inteligência artificial, a conectividade, o software, a engenharia digital e as plataformas. Em 2021, o grupo reportou receitas no valor de 18 mil milhões de euros.