Vanda de Jesus lidera operação da iCapital em Portugal

A iCapital, plataforma fintech com posição de destaque global no acesso eficiente a investimentos alternativos para as indústrias de gestão de ativos e de património, anunciou a contratação de Vanda de Jesus (na foto) como managing director, country head em Portugal.

Vanda de Jesus vai supervisionar e coordenar uma equipa de mais de 150 pessoas, da área de tecnologia, assim como de outras operações e áreas de suporte sediadas no escritório da iCapital em Lisboa. A executiva possui um vasto conhecimento do mercado nacional e uma rede de contactos, o que permite continuar a construir relações com stakeholders locais e a atrair novos talentos para a iCapital. Reportará a Marco Bizzozero, head of international da iCapital, sediado em Zurique, na Suíça.

Marco Bizzozero assinala: «Temos o prazer de contar com a Vanda de Jesus para liderar a nossa equipa em Portugal. As funções que estão sob a sua supervisão são fundamentais para melhorar ainda mais a infraestrutura técnica da iCapital, que é líder de indústria e a mais avançada no serviço ao cliente. É uma honra poder contar com alguém com o perfil e a experiência da Vanda para reforçar ainda mais a nossa rede local e expandir o excecional grupo de talentos da iCapital em Portugal.»

Por sua vez, Vanda de Jesus refere: «A iCapital é uma empresa inovadora no panorama complexo e em rápida evolução dos investimentos alternativos. Estou verdadeiramente entusiasmada por me juntar à enérgica equipa da iCapital e ajudar a transformar a forma como as indústrias de gestão de ativos e património alavancam a tecnologia e proporcionam acesso aos mercados privados, e orgulhosa por a iCapital ter escolhido o meu país natal para estabelecer o seu hub tecnológico global e investir no talento local.»

Vanda de Jesus junta-se à iCapital após ter feito exercido funções como diretora executiva do Portugal Digital, estrutura de missão dependente do Governo de Portugal e onde teve a oportunidade de liderar os esforços para acelerar a transformação digital do país. Antes da sua experiência no Portugal Digital, trabalhou para a Microsoft Portugal durante sete anos, onde exerceu funções como diretora executiva de marketing e relações públicas. Nesta função, criou estratégias para impulsionar a geração de leads e transformar a abordagem de marketing da Microsoft Portugal para o digital e para uma perspetiva cloud first. Antes disso, foi diretora de marketing e vendas na Viatecla e  directora executiva na APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das telecomunicações. É licenciada em Gestão de Empresas pelo ISCTE e possui um sólido percurso em posições de liderança em importantes organizações governamentais e não governamentais portuguesas, focadas no desenvolvimento económico através da tecnologia.

.

A iCapital e o mercado português

O mercado português tem uma importância estratégica para a iCapital. Em outubro de 2020, a plataforma adquiriu à Runtime Group Ltd uma empresa de desenvolvimento de produtos sediada em Portugal, com 65 pessoas. Esta equipa de peritos juntou-se assim à    equipa de engenheiros, programadores e designers da iCapital, dedicada à construção de soluções com um elevado nível de inovação tecnológica.

A iCapital tem tido um sucesso substancial desde a sua fundação em 2013, em Nova Iorque, nos estados Unidos. Recebeu inúmeros prémios, incluindo a nomeação, por parte da prestigiada lista Forbes Fintech 50, nos anos últimos 5 anos, de 2018 a 2022. A contratação de Vanda de Jesus é o mais recente marco na estratégia de expansão internacional da iCapital, que começou em 2020. A crescente presença internacional na Europa, na Ásia e na América Latina tem sido recebida com entusiasmo por gestores de património e riqueza globais, que em parceria com a iCapital facilitam a oferta de oportunidades de investimento no mercado privado a investidores HNW (high-net-worth). As conquistas mais recentes incluem: expansão da presença global da iCapital com escritórios na Europa e na Ásia; crescimento do número de efetivos na equipa internacional, incluindo o seu hub de Tecnologia & Operações em Portugal; novas parcerias com líderes globais da indústria, incluindo Allfunds, Altshuler Shaham, AXA IM Alts, Bank of Singapore, BlackRock, Mediobanca, Morgan Stanley, Pemberton, Tikehau Capital e UBS, impulsionando o acesso a investimentos nos mercados privados para uma crescente base de investidores com elevado património líquido em todo o mundo.

Em 31 de Agosto de 2022, a iCapital suportava mais de 138 mil milhões de dólares em ativos globais de clientes, dos quais mais de 31 mil milhões de dólares provinham de investidores internacionais (não americanos), através de mais de 1.100 fundos. Empregando mais de 1.000 pessoas a nível mundial, está sediada na cidade de Nova Iorque e tem escritórios um pouco por todo o mundo.