Desenvolvimento de líderes e executivos

Nos últimos dois anos, vivemos e passámos por profundas mudanças do mundo laboral. No «novo normal» verificam-se alterações na forma de trabalho, reorganizações estruturais do negócio, bem como diferentes necessidades dos trabalhadores.

Por Débora Mártires

.

Surpreendentemente, estas mudanças não estão apenas focadas e centradas nas hard skills, mas também nas novas tecnologias e na necessidade de acompanhar as competências digitais. Com o teletrabalho e os modelos híbridos, podemos afirmar que a pandemia quebrou muitos paradigmas e evidenciou a necessidade de desenvolver e reter talento com forte aposta nas soft skills.

O bem-estar, a saúde mental e a humanização das relações de trabalho tornaram-se uma prioridade, ganhando agora novas possibilidades e exigências, e geraram nas empresas e nos colaboradores a necessidade de desenvolver melhores competências relacionadas com a capacidade de comunicação e de trabalho, gestão de tempo, gestão emocional, criatividade, resiliência e pensamento crítico, e ainda, por fim, um destaque para a adaptação da liderança em contexto híbrido.

O tema da liderança é cada vez mais crítico nas empresas como motor de sucesso das mesmas, pois com estas mudanças a liderança exige que se olhe para além do desempenho financeiro, e se foque no impacto de todos os stakeholders, a comunidade e até o planeta. À medida que o ambiente de negócios se torna mais complexo e interconectado, os líderes devem ser capazes de inspirar com visão e propósito, e de ultrapassar as adversidades com determinação e criatividade, através de uma liderança distribuída que empodere as equipas a atuar com agilidade e maior autonomia.

Neste sentido, ao longo de 2022, a Header™ tem acompanhado as empresas na criação e na implementação de projetos de consultoria e formação com foco em desenvolvimento e capacitação das lideranças, promovendo desta forma a transformação organizacional.

As nossas equipas são especializadas na área de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Talento, estando sensíveis e capacitadas para responder com soluções integradas que desenvolvam o capital humano das empresas e que alavanquem o upskilling e o reskilling, através de soluções inovadoras que os ajudem a traçar estratégias de sucesso, retendo desta forma o seu talento e ganhando vantagem competitiva no mercado.

A Header™ Executive Learning tem desenvolvido inúmeros projetos inovadores nas áreas de Liderança, Change Management e Desenvolvimento Pessoal, integrados com diferentes soluções e metodologias, como Consultoria, Coaching Executivo, Mentoring, Workshops de inovação e criatividade, Dinâmicas de Grupo para alta performance e aposta na área da Gestão de Projetos.

Acreditamos que a formação deve ter um papel transformador no colaborador, proporcionando real evolução e desenvolvimento, em que no final exista uma entrega de resultados efetiva, com identificação do progresso, novas oportunidades e next steps.

A aprendizagem deve ser contínua e relacionada com a realidade de cada colaborador. Para tal, acreditamos ainda na importância do envolvimento prévio dos colaboradores nestes projetos, tornando-os também eles agentes do seu próprio desenvolvimento. Desta forma, conseguimos criar maior engagement e motivação, mas também transferir este impacto para a própria organização. Uma empresa que ofereça aos colaboradores oportunidades de crescimento, flexibilidade, autonomia e uma cultura organizacional que potencie o seu desenvolvimento pessoal será mais atrativa tanto para os seus atuais colaboradores como para o mercado de trabalho.

Na Header™ Executive Learning, trabalhamos com equipas séniores e reconhecidas no mercado. Somos uma empresa certificada pela DGERT, atuando em sete áreas estratégicas: Liderança e Coaching; Desenvolvimento Pessoal e Performance; Recursos Humanos e Desenvolvimento de Talento; Vendas, Atendimento e Relação com o Cliente; Línguas; Tecnologias de Informação e Office; e Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

Para além da Formação à medida e da Consultoria, dispomos de Formação de Calendário dedicada às áreas de Liderança e Recursos Humanos, posicionando-nos e distinguindo-nos no mercado com uma oferta de ações ministradas por profissionais da área, entregando assim mais valor e partilha de know-how e expertise.

.

Débora Mártires é senior consultant na Header™