Auchan lança horta comunitária para colaboradores na loja de Alfragide

A Auchan Retail Portugal lançou uma horta comunitária para colaboradores na loja de Alfragide. A ação marca o arranque de um projeto piloto, desenvolvido em parceria com a Noocity, que visa sensibilizar os colaboradores para a sustentabilidade ambiental, proporcionando-lhes um espaço para cultivo dos próprios alimentos e promover o espírito de equipa e o bem-estar no local de trabalho. No futuro, o objetivo é alargar esta iniciativa, enquadrada na política de responsabilidade social da empresa (RSE), a mais lojas Auchan de norte a sul do país.

A horta comunitária está situada numa área contígua à loja, na zona do cais de cargas, num espaço com vários módulos, onde os colaboradores já podem cultivar os seus produtos, desde frutas a verduras e aromáticas, com o apoio e a consultoria técnica da equipa de growers da Noocity.

Paulo Monteiro, diretor de responsabilidade social e corporativa da Auchan Retail Portugal, assinalou: «Na Auchan, na qualidade de militantes do Bom, São e Local, colocamos as pessoas no centro das atenções e, por isso, fazemos questão de cuidar dos nossos colaboradores, o nosso maior ativo, como cuidamos dos nossos clientes. Com este novo projeto colaborativo, que se enquadra na nossa política de RSE, cumprimos o propósito de sensibilizar os colaboradores para a sustentabilidade ambiental, mas também de reforçar as ligações humanas e o espírito de equipa, através da promoção do convívio em torno desta horta comunitária, e de fomentar o bem-estar no local de trabalho.»

A Noocity Ecologia Urbana, parceira deste projeto, é uma start-up portuguesa, com sede no Porto, focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da agricultura urbana doméstica.

De salientar que a Auchan já havia instalado uma horta urbana de 300 metros quadrados no terreno adjacente à loja de Famalicão, cuja produção é para usufruto dos próprios colaboradores que cultivam o espaço.

A Auchan Retail Portugal é um grupo familiar e mundial, uma empresa humana e vencedora, que conta com 67 lojas físicas e 29 gasolineiras, e emprega cerca de nove mil colaboradores. Em Portugal, através do seu comércio em lojas físicas e on-line, afirma-se como uma marca militante do que é Bom, São e Local. Este é um movimento que aposta na qualidade dos produtos e nas experiências que proporciona aos seus clientes, bem como em serviços inovadores e personalizados que simplificam a vida das pessoas. Um movimento que está realmente empenhado em mudar a vida dos habitantes. É uma empresa certificada em responsabilidade social e tem 14 lojas com certificação ambiental.