Na Herdade do Monte Branco
Vindimas com novidades

Até ao início de outubro decorrem as vindimas na Herdade do Monte Branco, no Alentejo, prometendo muitas novidades em novas marcas. Este ano, com o projeto de enoturismo em curso e a renovação da adega, a apanha das uvas fica inteiramente a cargo da herdade, sem programação especial que inclua visitantes.

Texto: Redação «human»

.

Assim, para pôr as mãos na massa, que é como quem diz nos delicados cachos de uvas, será decerto em 2023 que os apreciadores de um bom vinho poderão usufruir dessa frutuosa experiência.

Entretanto, novos vinhos irão surgir no mercado, resultantes destas vindimas.

Comecemos pelos famosos Rafeiro’s – tinto, branco e rosé –, os mais conhecidos de uma herdade duas vezes centenária e onde os outros rafeiros (de quatro patas) já são em número de quatro, alegrando o trabalho, leais e ladinos nos seus sugestivos nomes: Arinto, Merlot, Touriga e Pipa.

Além dos Rafeiro’s há dois novos vinhos lançados este ano no mercado – os Herdade do Monte Branco Gama de Topo –, que por resultarem de castas mais nobres e da especial dedicação dos seus criadores representam o ADN engarrafado da própria Herdade do Monte Branco.

Os vinhos Rafeiro Alentejano, tal como os novos Herdade do Monte Branco, são o reflexo de um terroir em que a influência marítima, aliada à força continental e às variações de temperatura e humidade entre o dia e a noite, conduzem as videiras e determinam a maturação das suas uvas.

Eles são, assim, a essência do Alentejo, ampliada pela dedicação de uma equipa incansável.

.

O que há de novo?

José Figueiredo, enólogo da Herdade do Monte Branco, antecipa algumas novidades destas vindimas, nas quais se inclui a nova marca, Barriga de Riso, dedicada a um consumidor um pouco mais jovem e que estará à venda ainda este ano em grandes superfícies.

Há também uma nova gama de vinhos monovarietais, a Petit Verdot 2021, com lançamento previsto para abril de 2023.

E por último, apresenta-se o Rafeiro sem Trela Tinto 2021, um vinho fora da caixa, nova gama que se insere nos chamados «devaneios dos enólogos» e que tem previsão de sair para o mercado no primeiro trimestre do próximo ano.

.

A herdade

Situada num terroir único do Alentejo, em Vendas Novas, a Herdade do Monte Branco tem implantados, nos seus 200 hectares de área total, cerca de 54 hectares de vinha em microclima excecional e com condições únicas para a produção de vinhos, sob restritas regras de proteção.

Esta propriedade familiar é também uma zona privilegiada de contacto com a natureza, reservada aos utilizadores deste espaço e onde a caça é proibida.

Composta por grandes zonas de montado, pinheiros bravo e manso e zona de pastoreio de gado, aí é possível a observação de espécies animais e florestais de rara beleza.

É constituída por áreas de grande sensibilidade e valor ecológico, existindo percursos pedestres para a observação de espécies vegetais da vida animal e das atividades agrícolas.

Agora, a principal atividade da Herdade do Monte Branco será naturalmente, durante todo o setembro, a colheita das uvas, a começar ainda antes do romper da aurora e a acabar diariamente muito depois do pôr-do-sol.