As fronteiras em mentoring

Até aonde pode ir um mentor? João Catalão fala das fronteiras do mentoring, um poderoso processo de desenvolvimento pessoal e profissional, destacando uma fronteira muito importante que o mentor tem de respeitar.

.

Vídeo 142: Mentoring – Fronteiras em mentoring (por João Catalão)

O conceito de mentoring pode ser entendido de diferentes maneiras. Por isso, é fundamental que um processo de mentoring comece com a sua clarificação. Porém, mesmo quando isso é feito, ao longo da conversa o mentor pode ainda aperceber-se de que as expectativas do mentee não se enquadram naquilo que o mentoring e o mentor lhe podem proporcionar. Este vídeo aborda esta questão fundamental, contribuindo assim para que o mentoring, enquanto poderoso processo de desenvolvimento pessoal e profissional, seja totalmente potenciado.

****

Esta série de vídeos é da autoria de Ana Penim e João Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020.