A pensar no futuro da indústria automóvel em Portugal, e com o objetivo de analisar as novas tendências do sector, a Mobinov – Associação do Cluster Automóvel de Portugal vai organizar a conferência «Global Mobility 2022», no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. O evento arranca a 5 de setembro com uma sessão de abertura, que estará a cargo de Jorge Rosa (Mobinov), José Couto (AFIA) e Hélder Pedro (ACAP), seguindo-se depois a apresentação do Guia de Boas Práticas, GPS PME AUTO, feita por Pedro Silva (OPCO). Ainda da parte da manhã, haverá espaço para refletir sobre o papel da inteligência artificial e da big data, na indústria automóvel, com Germano Veiga (INESC TEC), Nuno Flores (INTROSYS), Luís Bastos (SIEMENS) e Rui Bonifácio (Continental Engineering and Services), moderados por Jorge Castro (ZF Group).
Durante a tarde do primeiro dia do evento, irá ser apresentada, por António Lucas Soares (INESC TEC) e Fernando Machado (Mobinov) a Plataforma Observatório Automóvel. Após esta apresentação, Carlos Ribas (BOSCH), Júlio Grilo (SIMOLDES), Nuno Mendonça (Universidade de Coimbra) e Pedro Lima (Técnico de Lisboa), orientados por Helena Gouveia (ISQ), irão explorar a importância da I&D (investigação e desenvolvimento) para o sector, intervenção que será seguida pelo painel «Infraestruturas: uma barreira para o veículo autónomo e conectado?», conduzida por Artur Mateus (Instituto Politécnico de Leiria) e com intervenções de João Figueiredo (Infraestruturas de Portugal), Ricardo Santos (Critical Techworks) e Susana Sargento (Universidade de Aveiro). O secretário de Estado da Economia, João Neves, irá encerrar o primeiro dia da conferência.
Já o dia 6 de setembro, ficará marcado, primeiramente, pela abertura de Nuno Mangas (COMPETE 2020), seguindo-se um debate sobre «A Importância da Qualificação dos Recursos Humanos no Âmbito da Twin Transition», que terá o moderador Pedro Silva (OPCO) e os oradores Catarina Paralta (SGS), João Costa (ATEC), Patrícia Oliveira (IAPMEI) e Patrícia Villas-Boas (Schmidt Light Metal). A grande temática da sustentabilidade será explorada, de seguida, com uma discussão sobre os veículos elétricos ou a hidrogénio (serão estes rivais ou complementares?), que será conduzida por António Luís Moreira (Técnico de Lisboa) e terá como intervenientes Luís Barroso (MOBI.E), Tiago Freitas (AVL Ibérica) e Vasco Amorim (UTAD).
A «Global Mobility 2022» ficará ainda marcada pelo painel «Soluções de Mobilidade: economia partilhada», moderado por Hélder Pedro (ACAP) e que contará com a presença de Miguel Pinto (Continental Advanced Antenna), Paulo Humanes (CEiiA), Ricardo Coelho (RANGEL) e Ricardo Vitorino (UBIWHERE). Finalmente, Ana Reis (INEGI), Catarina Dias (TMG AUTOMOTIVE) e José Amaral (ValorCar), orientados por António Lorena (3 DRIVERS), irão refletir sobre a economia circular na indústria automóvel.
De destacar ainda que a «Global Mobility 2022» é uma das várias iniciativas a realizar no âmbito do projeto Observatório Automóvel e conta com o apoio da ACAP – Associação Automóvel de Portugal e da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel. A conferência, que irá decorrer na Sala Almada Negreiros, no CCB, arranca a 5 de setembro, às 9H00. Mais informações aqui.