Le Wagon desmistifica competência chave em TI

A escola de programação Le Wagon, presente em Lisboa desde 2016 e com campus em mais de 45 cidades em todo o mundo, desmistifica uma das competências mais debatidas nos últimos anos: a programação. Com o crescente investimento tecnológico em Portugal, a escola está a formar profissionais qualificados para corresponderem às vagas no mercado de trabalho. Neste sentido, vem simplificar a base de todas as profissões neste sector através da clarificação dos cinco mitos mais comuns sobre a programação.

São os seguintes os mitos:

1. A programação é complexa Apesar de assim parecer devido às diferentes linguagens e à simbologia que compõem cada linha, a programação é uma atividade que tem por base a lógica. Por isso, a partir do momento em que existe o clique, o raciocínio torna-se fácil de entender, bastando apenas um bom professor para acompanhar o processo.

2. A programação é aborrecida É verdade que programar envolve muito tempo sentado a olhar para o ecrã, mas cada linha é um «tijolo» que permite construir algo que apenas se torna visível quando todas as peças se encaixam e rumam para o mesmo sentido. Chegar a este ponto nem sempre é fácil, e é muitas vezes frustrante, mas observar o resultado do trabalho é tudo menos aborrecido.

3. A programação está saturada Independentemente de ser um tópico altamente discutido nos últimos anos, a programação continua a ser uma competência altamente valorizada pelo mercado. Tanto que continuam a surgir diariamente vagas, em várias empresas de renome, para funções como Back-end Developer, Front-end Developer ou Full-stack Developer, por exemplo, que têm por base a programação.

4. A programação é mal remunerada Devido à falta de talento no sector tecnológico, os salários destes profissionais em Portugal têm vindo a aumentar significativamente. Desta forma, posições associadas à programação estão incluídas na maior parte das listas de profissões mais bem remuneradas a nível nacional, o que vem derrubar este mito.

5. A programação é difícil de aprender A programação requer, tal como qualquer outra capacidade, tempo e dedicação. Por isso, existem escolas que, num curto espaço de tempo e em regime intensivo, ensinam aos alunos os conceitos fundamentais e capacitam-nos para entrarem imediatamente no mercado de trabalho. Tendo em conta que, no caso da Le Wagon Lisboa, este método já funcionou em mais de 600 alunos durante os últimos cinco anos, pode afirmar-se que a aprendizagem da programação está ao alcance de todos.

Depois desta clarificação, os responsáveis da Le Wagon acreditam que fica demonstrado que existem várias vantagens associadas à aprendizagem da programação, algo que está mais acessível, por exemplo, através de bootcamps intensivos. No caso da Le Wagon, são oferecidos cursos de nove e 24 semanas, que visam ensinar programação aos portugueses e a alunos internacionais, para que estes possam corresponder às atuais vagas de emprego no mercado de tecnologias de informação (TI).

De assinalar que a Le Wagon conta com uma comunidade de mais de 14 mil alumni, entre os quais jovens empresários que criaram mais de 190 start-ups e angariaram mais de 519 milhões de dólares a nível mundial. Com uma ampla rede de parceiros executivos e uma rede internacional, a Le Wagon tornou-se um stakeholder de referência nas comunidades locais tech em todo o mundo.