ZEISS lança programa internacional de voluntariado interno

Para assinalar os seus 175 anos, a ZEISS lançou a iniciativa global «A Heart for Science», programa de voluntariado empresarial que se destina a encorajar os jovens a seguir uma carreira em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Esta iniciativa está a ser planeada e organizada por colaboradores da ZEISS, que pretendem transmitir os seus conhecimentos aos investigadores do futuro.

A ZEISS está a apoiar o esforço dos seus colaboradores de diversas formas, incluindo um manual sobre a iniciativa, experiências guiadas e adequadas à idade e uma plataforma digital onde os voluntários se podem reunir e colaborar nos seus projetos conjuntos. Para além disso, a ZEISS está a financiar atividades selecionadas.

«Apoiar a educação e a ciência é já uma tradição na ZEISS. É uma parte essencial da nossa filosofia. O objetivo da ‘A Heart for Science’ é abrir o mundo da investigação aos jovens e motivá-los com temas sobre a natureza e a tecnologia», partilha Karl Lamprecht, presidente e chief executive officer (CEO) do Grupo ZEISS.

Ao introduzir esta iniciativa, a ZEISS pretende fazer crescer uma rede internacional de parceiros internos e externos do projeto.

Os colaboradores podem trabalhar com instituições educacionais e locais de formação, como escolas, laboratórios de estudantes ou museus, ensinando, realizando experiências ou organizando workshops no âmbito da educação STEM. Desta forma, os zeissianos podem trazer a sua experiência e competências para apoiar e beneficiar as suas comunidades locais.

A ZEISS é uma empresa de tecnologia, com posição de destaque global, que opera nas áreas de ótica e optoelectrónica. Com mais de 35 mil funcionários, está ativa em quase 50 países, com cerca de 30 locais de produção, 60 empresas de vendas e serviços e 27 instalações de pesquisa e desenvolvimento. Fundada em 1846 em Jena, está sediada em Oberkochen, Alemanha. A Carl Zeiss Foundation, uma das maiores fundações da Alemanha comprometida com a promoção da ciência, é a única proprietária da holding Carl Zeiss AG.

.

Nota: imagem ZEISS.