MultiOpticas sensibiliza para a saúde visual infantil

Para assinalar o Mês da Sensibilização para a Saúde Visual Infantil, a MultiOpticas, marca de ótica que apadrinha a Helpo ONG há mais de 10 anos, proporcionou a 40 crianças referenciadas por esta organização não-governamental (ONG) uma visita à Kidzânia. Neste parque temático destinado a crianças dos três aos 15 anos, as crianças puderam ter contacto com uma loja MultiOpticas especificamente concebida para este espaço e para este perfil de idades. A ação teve como objetivo a sensibilização das crianças para a importância da saúde visual. A visita à MultiOpticas da Kidzânia funcionou como uma forma descontraída de abordar este tema e deu também a oportunidade a estas crianças de conhecer mais em detalhe a profissão de optometrista e a importância da mesma.

Atualmente e comparativamente com o tempo de há 50 anos, sofrem de miopia o dobro das crianças. A miopia pode começar a desenvolver-se por volta dos 10 anos de idade. Os pais podem tomar consciência disto, monitorizando os comportamentos sintomáticos quotidianos dos seus filhos.

As crianças raramente se queixam de deficiência visual, uma vez que não sentem dor e não sabem que poderiam ver melhor. A MultiOpticas recomenda que primeiro se faça um exame oftalmológico a crianças de quatro anos antes de começarem a escola e depois se continue a realizar exames oftalmológicos todos os anos.

Uma em cada cinco crianças tem um distúrbio de visão não diagnosticado. Dos distúrbios de visão, mais comuns, podemos encontrar a ambliopia (olho preguiçoso), estrabismos (olhos cruzados) e erros refrativos como a miopia, hipermetropia e astigmatismo.

No âmbito da política de responsabilidade social corporativa da MultiOpticas, estas crianças realizaram ainda rastreios visuais com os optometristas da marca através da unidade móvel de rastreios e foram doados óculos graduados às crianças que revelaram perda de visão e que são elegíveis pela referida ONG como necessitadas de apoio nesta área.

O objetivo da ação é não só alertar as crianças para a importância da saúde visual, mas também permitir que crianças que vivem em núcleos familiares com dificuldades socioeconómicas tenham acesso a óculos graduados para melhoria da sua saúde visual e da sua qualidade de vida em geral.

Ana Portugal, head of corporate social responsability (CSR) do Grupo GrandVision, onde a MultiOpticas se integra, assinala: «É muito importante sensibilizar desde cedo as crianças para a importância da saúde visual, pois a partilha de boas práticas e a prevenção são extremamente importantes no que toca a este tema. Promover e incentivar os mais novos a estarem alerta relativamente a alguns fatores faz com que evitem certos comportamentos de risco, pois a visão desempenha um papel fundamental no desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças.»

Aliada ao mote «Ver bem para aprender melhor», esta iniciativa apresenta como principal objetivo sensibilizar crianças, jovens e as suas famílias para a saúde visual e os cuidados a ter. A MultiOpticas celebra o Mês da Sensibilização para a Saúde Visual Infantil em agosto, promovendo os cuidados visuais junto de quem mais precisa.