CH Business Consulting com projeto de recursos humanos no Suriname

A consultora portuguesa CH Business Consulting voltou a conquistar um concurso internacional na área dos recursos humanos, desta vez no Suriname. O projeto tem a ver com o Minerals Institute – HR Strategy, que faz parte do Suriname Competitiveness and Sector Diversification Project, sendo uma das suas finalidades suportar o investimento privado e a competitividade na indústria mineira. O projeto, que terá uma duração de sete meses, é promovido pela República do Suriname e financiado pelo Banco Mundial.

Miguel Peixoto (na foto), diretor técnico do projeto, assinala: «A CH vai providenciar serviços de consultoria para a criação do Mining Institute Suriname, incluindo a definição da estrutura organizacional, funções e responsabilidades, para além da elaboração de uma estratégia de desenvolvimento de recursos humanos.»

As agências de gestão do sector mineiro no Suriname são confrontadas com a falta de capacidade, infraestrutura e equipamentos necessários para cumprir o mandato em áreas como inspeção de minas e monitorização ambiental. A falta de recursos e a fraca capacidade das instituições para recrutar e reter bons quadros técnicos levam a uma elevada rotatividade de pessoal especializado, e muitas pessoas acabam por trabalhar no sector privado. A importância estratégica desta indústria para a economia do Suriname e o potencial de recursos minerais, substancialmente subdesenvolvidos, exigem a criação de uma entidade de regulação e controlo eficiente, financeira e administrativamente autónoma.

«O Mining Institute Suriname será criado para preencher essa lacuna. Os objetivos são a promoção, a coordenação, a regulamentação, a monitorização e a fiscalização da indústria mineira, visando uma ótima contribuição para o desenvolvimento sustentável do Suriname», refere ainda Miguel Peixoto.

Este projeto contribui para a meta definida pela consultora do Grupo CH, inserida na estratégia de internacionalização de 2022, de conseguir que a exportação de conhecimento ultrapasse os 40% do volume de negócios. Nos últimos anos, a CH Business Consulting tem vindo a apostar na valorização do conhecimento português, numa lógica de rede agregadora, mobilizando diferentes centros de especialização nacionais.