Politécnico de Setúbal terá 182 novas camas para estudantes

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai avançar com a construção de duas novas residências de estudantes, em Sines e no Barreiro, e com a ampliação e a remodelação da residência de estudantes de Setúbal, passando a dispor de um total de 476 camas. As candidaturas, apresentadas no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), foram recentemente aprovadas e homologadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, obtendo assim financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante de cerca de nove milhões de euros.

Com a execução destes três projetos, o IPS reforça a sua oferta de alojamento estudantil com 182 novas camas, o que lhe permitirá «proporcionar uma melhor qualidade de vida aos estudantes deslocados e, por outro lado, dar resposta de alojamento temporário a alguns investigadores e docentes em mobilidade», assinala a presidente da instituição, Ângela Lemos.

No que toca à Residência de Estudantes de Santiago, nas imediações do campus de Setúbal do IPS, está prevista a renovação do edifício existente e a sua ampliação, uma intervenção com conclusão prevista até fevereiro de 2025 e que resultará em 85 camas adicionais, perfazendo um total de 379 vagas de alojamento.

No Barreiro, onde tem instalada uma das suas escolas superiores de Tecnologia (ESTBarreiro/ IPS), o IPS aposta numa construção nova, em terreno cedido pelo município, com capacidade para 50 camas.

Neste pacote de investimentos, está ainda prevista uma terceira construção, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Sines. Pretende-se servir os estudantes da nova Escola Superior a erigir no Alentejo Litoral, disponibilizando vagas de alojamento para 45 estudantes.

Estima-se que os novos equipamentos no Barreiro e em Sines possam começar a ser ocupados a partir de dezembro de 2023.

Nota: na foto, Residência de Estudantes de Santiago (Setúbal).