«Onde», de José Luís Peixoto
Um roteiro literário

No seu novo projeto, o escritor José Luís Peixoto alarga o conceito de livro de viagem com um roteiro literário aos territórios de António Botto, Luís de Camões e Gil Vicente, um périplo por mais de 60 locais de interesse nos municípios de Abrantes, Constância e Sardoal.

Texto: Redação «human»

.

«Onde», livro editado pela Quetzal, revela José Luís Peixoto no seu melhor e numa ligação profunda aos lugares. «São textos que se relacionam com os lugares e foram escritos concretamente sobre estes lugares, mas trazem várias ideias», explica o escritor, referindo-se aos fragmentos de prosa poética que compõem esta viagem.

«Onde» é um livro múltiplo e absolutamente coeso, sobre miradouros e distância, árvores e tempo, rios e caminho, sobre fé, história, ler, estar e ser, sobre Abrantes, Constância, Sardoal e o mundo inteiro. Difícil de resumir, mas fácil de entender, apresenta-se claro como um mapa. José Luís Peixoto desafia-nos a acompanhá-lo ao longo de um território de paisagem e de escrita, de pequenas e de grandes descobertas, de enormes revelações.

José Luís Peixoto nasceu em Galveias em 1974. É um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, está traduzida num vasto número de idiomas e é estudada em universidades nacionais e estrangeiras. Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o «Prémio Literário José Saramago», pelo romance «Nenhum Olhar». Em 2007, o romance «Cemitério de Pianos» recebeu o «Prémio Cálamo Otra Mirada», destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha. Com «Livro», venceu o prémio «Libro d’Europa», atribuído em Itália ao melhor romance europeu de 2012. Em 2016, com «Galveias», recebeu no Brasil o «Prémio Oceanos», para a melhor obra literária em língua portuguesa do ano anterior. As suas obras foram ainda finalistas de prémios internacionais como o «Femina» (França), o «Impac Dublin» (Irlanda) ou o «Portugal Telecom» (Brasil), entre outros. Na poesia, «Gaveta de Papéis» recebeu o «Prémio Daniel Faria» e «A Criança em Ruínas» recebeu o «Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores». Em 2012, publicou «Dentro do Segredo – Uma viagem na Coreia do Norte», a sua primeira incursão na literatura de viagens. As suas mais recentes obras são «Regresso a Casa» (2020), na poesia, e «Almoço de Domingo» (2021), na prosa.