Como o processamento salarial ajuda as empresas a conectar-se com os colaboradores

Vendo o processamento salarial como um fator diferenciador para as empresas quando se trata de satisfazer as exigências dos colaboradores, para além da vertente remuneratória, a Seresco destaca as oportunidades que a sua gestão e o portal do funcionário podem oferecer.

A consultora especializada em outsourcing de processamento salarial salienta que o esquema de valores da sociedade mudou e a relação entre as empresas e as suas pessoas rege-se por padrões diferentes. Os departamentos de recursos humanos estão conscientes de que a batalha pelo talento é travada, hoje mais do que nunca, com fatores emocionais, o que obriga as empresas a reformular a sua cultura empresarial, a forma como geram vínculos, a empatia e um clima favorável à fidelização de talentos.

Para se conectarem com os seus colaboradores, os gestores concentram frequentemente os esforços no desenvolvimento de projetos ambiciosos de marca ou de experiência do colaborador. No entanto, existem áreas básicas na gestão de pessoas que muitas vezes podem ser negligenciadas. Uma delas é o processamento salarial: um erro na sua gestão gera muito mais desconforto e descontentamento num colaborador do que interromper um projeto de voluntariado corporativo.

Rita Mourinha, responsável comercial da Seresco em Portugal, refere: «O processamento salarial é uma alavanca muito mais poderosa do que muitas empresas têm conhecimento. À medida que os tempos mudam, também deve mudar a gestão das pessoas e os seus aspetos essenciais. A tecnologia deve permitir o desenvolvimento do departamento de recursos humanos através de um sistema modular, ágil e flexível, com a capacidade de evoluir constantemente de acordo com as necessidades da organização.»

A Seresco destaca que as possibilidades de processamento salarial vão muito além do aspeto da remuneração. É uma das comunicações mais lidas e enviadas dentro de uma empresa e a aplicação da tecnologia para inovar na gestão de pessoas pode ser um fator diferenciador quando se trata de satisfazer as exigências de talento. Assim, a consultora assinala as oportunidades que a gestão salarial e o portal do funcionário podem oferecer para abordar tarefas essenciais como planear a formação, gerir a estrutura da organização com informação mais completa, analisar posições, desenvolver o sistema de prevenção de riscos e saúde ocupacional ou gerir os processos de seleção de forma enérgica, simples e eficaz. E deixa cinco dicas:

1. Criar um espaço de encontro relevante O portal do empregado tem a capacidade de se tornar um espaço de reunião através do qual se pode automatizar processos, adaptar-se à natureza das empresas ou sugerir conteúdos aos empregados de acordo com os seus interesses.

2. Incorporar tecnologias de ponta Este tipo de portais, na atualidade, permite a integração de ferramentas avançadas de análise de dados, inteligência artificial ou capacidades de previsão.

3. Tomar decisões de gestão de talentos baseadas em dados As empresas já estão a tomar decisões de gestão de talentos que são essencialmente baseadas em dados e têm um grande impacto no negócio. Por exemplo, descobrir as necessidades de formação, o momento certo para fazer promoções internas, identificar o absentismo, etc.

4. Dar aos colaboradores maior autonomia A mudança de paradigmas de talento implica também que os empregados querem e podem ser mais autónomos e possuir a sua relação com a organização. O portal do empregado abre a possibilidade de autogestão de procedimentos básicos que evitam o dispêndio de tempo à empresa (pedidos de férias, alterações de dados pessoais, relatórios de despesas, etc) ou questões mais estratégicas, como modelos de avaliação de desempenho, formação empresarial ou dinâmica de interação ou obtenção de feedback.

5. Extensão de modelos de remuneração flexíveis Outra das funcionalidades cada vez mais valorizadas pelos colaboradores é a remuneração flexível, especialmente em modelos que vão para além dos tradicionais tickets refeição. Portais de empregado oferecem cada vez mais a possibilidade de escolher de forma fácil, transparente e intuitiva novos benefícios como ginásio, aluguer de automóveis ou especialmente questões relacionadas com a saúde física e mental: aulas de ioga ou sessões de fisioterapia ou psicologia, entre outras.

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Nota: imagem Seresco