Mercadona chegou ao Montijo

A Mercadona abriu na passada semana o primeiro supermercado no Montijo, na Rua do Laboratório, 250.  À semelhança das outras lojas, também esta dispõe de uma área de vendas de 1.900 metros quadrados, divididos entre as secções Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e dos Animais de Estimação, Garrafeira, Frutas e Legumes e Pronto a Comer.

Todas as novas lojas da Mercadona são construídas respeitando o Modelo de Loja Eficiente que a empresa está a implementar em toda a cadeia, com corredores amplos, uma entrada com vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de sumos refrigerados, mural de sushi, charcutaria com presunto cortado à faca e embalado no momento e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.

A nova loja tem 190 lugares de estacionamento e conta ainda com dois lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos.

A Mercadona aposta nas energias renováveis, designadamente através da instalação de painéis solares nos supermercados. É o caso desta loja do Montijo, onde existem cerca de 430 painéis solares com capacidade para produzir 200kW. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa poupa aproximadamente 20% de energia elétrica anualmente.

No âmbito da Política de Responsabilidade Social da Mercadona, este novo supermercado doará diariamente (começou no primeiro dia) bens de primeira necessidade à ACBF – Associação Caminho do Bem Fazer, com a qual a empresa assinou um protocolo de colaboração.

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, destacou na cerimónia de abertura: «Por ocasião da abertura de um novo espaço comercial, quero, como presidente da Câmara Municipal do Montijo, expressar e desejar os maiores sucessos à Mercadona. Tivemos a oportunidade histórica de acompanhar e de privar com os diversos responsáveis pelo projeto e pela obra, e sempre ficámos positivamente impressionados pela sua determinação e pelo empenho na insígnia da Mercadona. Será, porventura, a combinação de tudo isso que pode explicar o percurso de grande sucesso da Mercadona no Montijo.»

Já Ana Carreto, diretora de relações externas centro-sul de Portugal, afirmou: «Estamos muito satisfeitos com a abertura do nosso supermercado no Montijo, uma cidade com grande tradição. Para além da criação de emprego local, continuamos a trabalhar para diariamente oferecer um sortido de produtos diferenciador, com a máxima qualidade. Estamos muito confiantes de que os montijenses vão encontrar neste novo espaço, concebido para facultar uma compra cómoda, o seu supermercado de eleição e confiança.»

.

A Mercadona em Portugal

A empresa abriu o seu primeiro supermercado a 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, e atualmente conta com 34 lojas nos distritos do Porto, de Braga, de Aveiro, de Viana do Castelo e de Setúbal.

Em 2021, a empresa atingiu um volume de vendas de 415 milhões de euros e pagou 62 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Além disso, finalizou o ano com uma equipa de cerca de 2.500 colaboradores e um investimento em Portugal a rondar os 110 milhões de euros.

Com o objetivo de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, a Mercadona aumentou, em 2021, as doações a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social, tendo doado um total de 1.400 toneladas de bens essenciais em território nacional.

Para 2022, a empresa prevê investir 150 milhões de euros em Portugal com a abertura de mais 10 lojas. A 2 de agosto próximo será a vez de abrir o espaço da Mercadona no Santarém Retail Park.