Untile distinguida como «Healthiest Company»

A empresa vianense Untile foi uma das vencedoras dos «Wellbeing Awards 2022», promovidos pela Workwell em parceria com a AGIS – Associação para a Gestão e Inovação em Saúde.

Os «Wellbeing Award» são uma iniciativa que procura premiar e distinguir as organizações que possuem boas práticas, políticas e programas de saúde, bem-estar e felicidade para os seus colaboradores.

A Workwell, entidade responsável pela avaliação e pela premiação das empresas candidatas entregou um total de 10 prémios este ano, destacando ações e programas desenvolvidos pelas organizações no âmbito de bem-estar, saúde e felicidade dos seus colaboradores.

A Untile, que desenvolve produtos digitais e software, é remote-friendly, pelo que promove a conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional, proporcionando aos seus colaboradores inúmeros benefícios, desde a possibilidade de optar por um trabalho remoto, híbrido ou presencial, pela oferta de mais dias de férias do que os legalmente exigidos, pela disponibilização de um valor para formação individual para cada um dos colaboradores (em que cada um propõe a formação que quer fazer), bem como as diversas formações promovidas pela empresa em diversas áreas, incluindo idiomas.

A empresa dispõe ainda de um horário de trabalho extremamente flexível, em que cada colaborador gere o seu tempo mediante aquelas que são as suas metas diárias/ semanais/ sprints dos projetos em que se encontram.

Não obstante, existem oportunidades internas e incentiva-se a possibilidade de progressão de carreira, que depende essencialmente da entrega e do esforço de cada um dos colaboradores.

Num período pós-pandemia, em que a saúde mental ganhou extrema relevância, a Untile oferece um programa de bem-estar que é composto por uma linha de apoio em crise e oferta de um conjunto de consultas anuais de psicologia/ psiquiatria (trata-se de um programa confidencial). Futuramente, este programa vai estender-se às áreas da nutrição e desporto, com o objetivo de incentivar um estilo de vida mais saudável.

A tecnológica vianense disponibiliza aos seus colaboradores todas as condições para desempenharem o seu trabalho remotamente.

Para os colaboradores que optarem pelo trabalho presencial, no escritório existe sempre fruta fresca, bem como snacks e bebidas em self-service. Podem também levar as suas próprias refeições e consumi-las na zona de copa da empresa.

Para além destes benefícios não monetários, a empresa oferece um subsídio de refeição acima da média de mercado, bem como um seguro de saúde Multicare e um valor mensal no conceito de «benefícios flexíveis». Trata-se de um valor que pode ser utilizado naquilo que o colaborador mais valoriza: planos de poupança reforma, atividades desportivas ou de lazer, despesas de saúde e educação, pagamento de creches, entre outros.

Existe ainda um prémio de produtividade anual atribuído com base no desempenho da equipa e da empresa, globalmente.

A aposta da empresa nas suas pessoas é vista como prioritária – quer pessoas motivadas, pessoas que gostem do que fazem e que se sintam bem com isso.

A felicidade no trabalho é algo que cada vez merece mais atenção e importância na Untile, que se foca nisso mesmo.

Resultado destas práticas, este ano a empresa veio mesmo a ser premiada pela Workwell, na categoria «empresas com até 250 colaboradores», sendo a organização com os colaboradores mais saudáveis – «Healthiest Company». Atualmente, a empresa conta com 30 colaboradores.

No entanto, não foi para o prémio que a Untile trabalhou. Este foi apenas uma consequência das boas práticas que têm vindo a ser implementadas na empresa.

Num leque de mais de 100 empresas candidatas, a Untile acabou por ser reconhecida pelas suas práticas.

As boas práticas da empresa não só foram destacadas através da atribuição deste prémio, como também lhe foi atribuída uma menção honrosa no que diz respeito ao «Best Wellbeing Program» – prémio atribuído à empresa com o melhor programa de qualidade de vida e bem-estar corporativo.

A Untile tem sede em Viana do Castelo e trabalha sobretudo no desenvolvimento de produtos digitais e software com mais de 100 empresas, de vários sectores, criando soluções digitais com resultados comprovados.