Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo
Estreia no Porto com «AmarAmália»

Pela primeira vez, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo apresenta-se no Porto em nome próprio, e logo com o espetáculo mais especial do seu repertório. Em «AmarAmália», que sobe ao palco do Coliseu Porto Ageas a 22 de julho, véspera do aniversário da fadista portuguesa, a dor, a saudade e o amor dançam juntos, ao ritmo de algumas das melhores composições de Amália Rodrigues.

Texto: Redação «human»

.

Considerada pelo The New York Times aquando da estreia «entre o que melhor se viu esta temporada», o bailado «Amaramália», criado pelo prestigiado coreógrafo Vasco Wellenkamp originalmente em 2004, volta ao palco no âmbito das celebrações do Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues – prolongado desde 2020 devido à pandemia da Covid-19.

«Para mim é uma honra apresentar, no Coliseu Porto Ageas, numa das salas mais prestigiadas do país, o bailado ‘AmarAmália’ – obra com uma larga carreira nacional e internacional, dançada por um grupo de excecionais bailarinos. Sei bem que não iremos desiludir o generoso e sensível público do Porto», afirma Vasco Wellenkamp.

Seduzido pela emoção e a força dramática da voz de Amália, Vasco Wellenkamp explica que os fados escolhidos para a banda sonora da coreografia se enquadram numa malha musical formada por uma seleção criteriosa de diversas obras musicais de Amália.

«AmarAmália» é uma homenagem à extraordinária e inesquecível artista que tornou o fado universal, e marca a estreia da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, fundada em 1998, no Porto, a convite do Coliseu. 

Os bilhetes custam entre 10 e 25 euros e podem ser adquiridos no Coliseu, na Ticketline e noutros locais habituais. Os estudantes beneficiam de 50% de desconto, maiores de 65 anos e famílias têm 25%, Amigos do Coliseu e portadores do Cartão Porto beneficiam de 20% de redução.

Mais informações aqui.