Dicas para desenvolver as soft skills na época do Verão

O tempo de Verão é uma altura propícia ao desenvolvimento das soft skills, essenciais para o trajeto profissional. A Factor H deixa por isso sete propostas para aproveitar a estação mais quente para desenvolver estas competências.

Carla Ferreira, diretora geral da Factor H, partilha: «Para alguém que deseja integrar uma empresa, o desenvolvimento das suas soft skills, é algo muito importante. Cada vez mais o mercado de trabalho procura colaboradores que estejam atentos a estas competências.»

As soft skills são competências que devem ser usadas diariamente em vários momentos profissionais e pessoais, ao longo da vida. Podem ser aprendidas ou desenvolvidas. Ainda que seja um trabalho que exige esforço e dedicação contínua. Com a ajuda e a orientação certas, é possível desenvolver e converter fraquezas em pontos fortes.

A Factor H, empresa de recrutamento e seleção, formação e coaching, com sede em Leiria, preocupa-se em auxiliar nessa caminhada, desenvolvendo e potenciando talentos, quer de forma individual, quer em contexto organizacional. As sete dicas são as seguintes:

Desenvolver o autoconhecimento Reconhecer os pontos fortes e fracos é um trabalho interior, de meditação, de paragem e de introspeção. Investir na melhoria das soft skills não só potencia o sucesso no trabalho e na carreira, como em todas as áreas da vida. Se não se consegue fazer de modo pessoal para o desenvolvimento profissional, deve invistir-se num mentor que faça o acompanhamento nesta jornada.

Disciplina e paciência Mesmo no tempo de verão, em que temos mais alguma disponibildade emocional, devemos praticar estas duas virtudes. Não há autoconhecimento sem elas. O cultivo das soft skills passa por possuir e treinar paciência e disciplina. Como também requer um certo método na procura pela melhoria das mesmas.

Criar o hábito da leitura Estar aberto a conhecer mais sobre novos temas e procurar uma formação permanente obriga-nos a estar mais desperto de mente. Mais atentos aos desafios intelectuais e conseguirmos pensar «fora da caixa». O exercício intelectual, que não acaba nos anos da faculdade, leva-nos a uma atenção constante e permanente sobre nós próprios e o que se passa na realidade. O verão é o momento ideal para reativar os hábitos de leitura e delinear uma estratégia de estudo ao longo do ano, para fortalecer o cultivo das soft skills.

Ponderar as expectativas na função Com o tempo de que dispomos nesta época estival, devemos pesar as expectativas que temos com aquilo que podemos dar. Do autoconhecimento vem o realismo que vai temperar-nos as expectativas e diminuir falsas esperanças. Importa ponderar quais são as soft skills que lhe faltam para ir ao encontro das expectativas.

Praticar a arte da escuta Há que aproveitar o verão para escutar os outros, os mais próximos, família e amigos sobre as nossas competências pessoais; descobriremos novos pontos de trabalho nas qualidades humanas. É mais uma oportunidade para aprender com os pontos fracos, que se tornarão competências. Os feedbacks são muitos importantes para o autoconhecimento.

Desenvolver as relações humanas No verão podemos melhorar as competências sociais e relacionais. Fomentar um ambiente saudável nas relações próximas e positividade de vida ajudam a estar atento aos outros, uma soft skill muitas vezes esquecida em detrimento das hard skills.

Arriscar em novas situações Mudar as rotinas para que nos possamos conhecer melhor. Mudar as rotinas obriga-nos a novas reações e a descobrir como estamos de competências humanas, seja a boa comunicação ou a atitude perante os problemas. Nas novas situações somos postos à prova e podemos fazer nascer ou renascer aquelas competências de que tanto necessitamos.

.

Nota: imagem Factor H.