A CH Business Consulting assinou o seu maior contrato no mercado internacional das Multilaterais, no valor de 700 mil dólares. O contrato celebrado com o Ministério das Finanças da República Democrática Popular do Laos prevê o desenvolvimento de planos de gestão da mudança, comunicações e a definição de procedimentos operacionais e organizacionais. O projeto é financiado pelo Banco Mundial e terá uma duração de 30 meses.
Carlos Adegas, diretor internacional da CH Consulting, assinala: «Dada a natureza, a complexidade e a profundidade, é considerado um projeto de transformação, que envolve muitas partes interessadas, pelo que a sua implementação levará, acima de tudo, uma mudança na cultura de trabalho. A gestão da mudança e a comunicação são áreas-chave onde iremos intervir para assegurar a aceitação e o apoio de todas as partes interessadas e assegurar a conclusão bem-sucedida e a sustentabilidade dos produtos e resultados do projeto.»
O Ministério das Finanças do Governo de Laos, em linha com a Estratégia de Desenvolvimento das Finanças Públicas definida para 2025, tem centrado esforços no reforço da gestão das suas finanças públicas, no sentido de garantir a melhoria da coerência política, eficiência, transparência e responsabilidade na gestão das despesas e receitas públicas através do reforço dos sistemas e capacidades institucionais, bem como da realização de progressos no sentido do cumprimento das normas internacionais adequadas de gestão financeira.
Trata-se de um programa híbrido onde, por um lado, será desenvolvido um Sistema de Informação de Gestão Financeira que irá substituir o sistema existente, e, melhorados os Sistemas de Informação Financeira Governamental e de Gestão da Dívida e, por outro, apoiada a preparação de um quadro de competências e a prestação de formação na área da Gestão de Finanças Públicas, incluindo a implementação de um novo Sistema de Gestão de Aprendizagem.
António Henriques, chief executive officer (CEO) da consultora, refere por sua vez: «Trata-se de um contrato relevante que assinala a entrada no mercado asiático, um dos nossos objetivos estratégicos para 2022, e que irá ajudar a consolidar a presença internacional, agora com contratos ativos em quatro continentes.»
Recorde-se que nos últimos anos a consultora portuguesa adotou uma estratégia de internacionalização assente na valorização do conhecimento português, através de uma rede de conhecimento nacional que mobiliza diferentes centros de especialização. Uma estratégia que tem permitido conquistar importantes contratos internacionais e consolidar a sua posição junto das principais instituições multilaterais, como é o caso do Banco Mundial.