«Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»
Zome: garantir as melhores condições de trabalho

A chief executive officer da Zome Real Estate, Patrícia Santos, fala da «aposta forte na formação», o que «permite que mesmo quem não tenha experiência no sector imobiliário e da mediação seja capaz de encontrar aí uma nova e bem-sucedida carreira».

Texto: Redação «human» Foto: DR

.

«A Zome é a maior marca 100% portuguesa na mediação imobiliária, e está atualmente a operar em Portugal e Espanha. Com cerca de 1.500 pessoas, focadas em criar a melhor experiência imobiliária do mundo, repartidos por 34 hubs ibéricos, sendo que 32 estão em Portugal – com a estreia recente dos hubs nos Açores e na Madeira – e dois em Espanha.» Quem o afirma é Patrícia Santos (na foto, em baixo, à direita), chief executive officer (CEO) da Zome Real Estate.

No período pós-pandemia a gestão das pessoas na empresa continuou a ser feita da mesma forma. A responsável esclarece: «Mantivemos um acompanhamento muito próximo de cada um dos nossos profissionais, uma vez que os modelos de trabalho à distância eram já uma realidade para nós, dada a especificidade da função de consultor. As pessoas e a sua evolução permanente, tanto pessoal como profissional, estão no centro da nossa visão empresarial. Desde o primeiro dia, garantimos formações e um plano de evolução de carreira para todos os consultores imobiliários, de forma próxima e o mais personalizada possível, para ajudar o consultor a evoluir, e dar-lhe apoio caso um dia pretenda desenvolver uma equipa e formar a mesma. Mais do que nunca, estamos focados em alinhar, o melhor possível, a produtividade e o bem-estar, e empenhados em garantir as melhores condições a todos os que trabalham connosco.»

Pelas mesmas razões, nos últimos dois anos, assinala Patrícia Santos, «não implementámos muitas mudanças, mas por outro lado intensificámos a nossa estratégia em alguns pontos, nomeadamente em relação ao acompanhamento e ao desenvolvimento dos nossos colaboradores; tentamos assegurar que o acompanhamento é ainda mais próximo, e o desenvolvimento mais acelerado, ajustado às necessidades, tirando partido das vantagens da tecnologia de suporte».

Em novembro de 2021, a Zome lançou a versão mobile da plataforma tecnológica ZAP (sigla para Zome Actions Platform), uma aplicação disponível para smartphones e tablets, destinada a promover a produtividade, a comodidade e a rentabilidade dos seus consultores. A partir desta app, os consultores podem registar e consultar informação em tempo real, a partir de qualquer lugar. Patrícia Santos acrescenta: «Para nós, este é um exemplo perfeito de como a tecnologia é nossa aliada nas estratégias de recursos humanos, permitindo-nos tornar os processos mais ágeis, ao mesmo tempo que permite às nossas pessoas poupar tempo nas tarefas diárias de consultor, melhorando a sua performance e a sua motivação.»

Na Zome existe uma procura permanente de novo talento e planos de desenvolvimento de carreira «que permitem absorver na estrutura pessoas com os mais diversos backgrounds», assinala a CEO. «A nossa aposta forte na formação permite que mesmo quem não tenha experiência no sector imobiliário e da mediação seja capaz de encontrar aí uma nova e bem-sucedida carreira. Valorizamos pessoas com boa capacidade de gerar relações, estabelecer empatia e muito focadas em encontrar soluções para quem nos procura. Relativamente aos aspetos técnicos, estaremos preparados para ajudar a adquirir e a consolidar competências. Acima de tudo, é importante que as nossas pessoas tenham uma mentalidade de evolução permanente, que valorizem a aprendizagem contínua e estejam comprometidas em fazer acontecer, com muita dinâmica e energia», faz notar.

No que respeita ao tema da mobilidade, Patrícia Santos refere: «Trabalhamos num sector onde a mobilidade é um fator essencial, pelo que é algo que faz parte do nosso ADN. Enquanto empresa, temos uma consciência ambiental muito forte, agimos proactivamente para contribuir para um mundo mais sustentável, e tomamos ações junto das comunidades onde operamos para sermos cada vez mais sensíveis enquanto parte integrante da sociedade.» Mais: «Na Zome, rodeamo-nos sempre dos melhores especialistas nos mais variados temas, porque para nós a formação e a profissionalização do sector é muito importante. Temos um conjunto de formações/ plano de evolução de carreira para os consultores imobiliários Zome, que se inicia no designado Azimute Zero, passa pela Academia StartUp e a Academia Lift, terminando no T4. A ideia é ajudar o consultor imobiliário individual que um dia pretenda desenvolver uma equipa e formar a mesma, como assinalado. Para o staff, oferecemos as Academias Evolution, que se focam no desenvolvimento pessoal de todas as pessoas que fazem parte do staff dos nossos franchisados. As academias são de quatro anos, e aí trabalha-se as várias fases de desenvolvimento ao longo desse período.»

.

DADOS DA EMPRESA

Zome Real Estate

Sede: Porto

Atividade: Mediação imobiliária

Número de colaboradores: 1.500

Média de idades: ND

Colaboradores com formação superior: ND

Salário médio: ND

Antiguidade média: ND

Site: www.zome.pt

Distinções: «Melhores Empresas para Trabalhar», da revista «Exame» em parceria com o ManpowerGroup e a AESE Business School (7º lugar no ranking geral), 2º lugar na categoria de Grandes Empresas e vencedora no Sector Imobiliário; «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

.

NOTA: texto publicado na edição nº 137 da revista «human» (maio/ junho de 2022), no dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»