Sonae organizou dia de recrutamento para refugiados ucranianos

A Sonae realizou a primeira ação presencial de recrutamento destinada a refugiados da guerra na Ucrânia, no dia 6 de junho, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (CML). A iniciativa acolheu mais de 250 candidatos e contou com a presença de Laurinda Alves, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, e de Mário Ribeiro, representante do Alto Comissariado das Migrações, bem como da equipa de recrutadores dos negócios da Sonae e de colaboradores ucranianos do grupo, que se disponibilizaram para facilitar a comunicação com os candidatos que não falavam inglês.  

A realização de um dia de recrutamento para refugiados da Ucrânia visou acelerar a sua integração profissional em Portugal. O processo de recrutamento está focado na experiência académica e profissional dos candidatos, procurando corresponder o seu perfil com oportunidades de emprego existentes no Grupo. A Sonae tem atualmente mais de mil oportunidades de emprego em aberto, 300 das quais na região de Lisboa, e em diversas empresas, funções, sectores de atividade e geografias.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do Sonae For Ukraine, programa que conta com a mobilização de recursos e know-how da Sonae para apoiar os mais afetados pelo conflito na Ucrânia, com foco em Chegada, Acolhimento, Emprego, em Portugal. O programa criado pela Sonae conta com a colaboração de dezenas de trabalhadores das várias empresas do grupo para a sua operacionalização, bem como de instituições e organizações parceiras que partilham do mesmo objetivo. A Chegada e o Acolhimento têm sido trabalhadas em coordenação com o Alto Comissariado para as Migrações, autarquias locais e centros de acolhimento em várias regiões do país, entre outras instituições.

Ao nível do Emprego, a Sonae já tinha criado uma plataforma on-line bilingue para facilitar os processos de recrutamento, que teve resultado efetivo em contratações para empresas do grupo. Esta medida foi agora complementada com a ação especial presencial de recrutamento em Lisboa, iniciativa que será replicada, ainda durante o mês de junho, no Algarve e em Vila Nova de Gaia.

Eduardo Mendes, diretor de pessoas e liderança da Sonae, assinalou: «Estamos empenhados em colocar os nossos recursos e know-how ao dispor dos refugiados ucranianos que escolhem vir para Portugal. Visto que uma das principais dificuldades identificadas é ao nível do emprego, desenvolvemos uma ação especial de recrutamento presencial de forma a acelerar a contratação de refugiados e, reforçando assim as nossas equipas. Sabemos que estas pessoas necessitam de trabalhar e reconstruir a sua vida e a Sonae, nas várias empresas do grupo, tem mais de mil oportunidades de emprego em aberto que podem ser aproveitadas também por eles. Ao juntar as suas competências profissionais e académicas com as vagas que temos disponíveis estamos a criar valor económico e social para todos e a contribuir para a comunidade.»

.

Nota: foto CML