Número 137 – maio-junho de 2022

É o décimo terceiro ano consecutivo de publicação na «human» de um dossier especial sobre o tema das empresas de excelência para trabalhar em Portugal. Esse dossier, em 2022, conta com 23 empresas, exemplos de aposta nas pessoas, protagonistas de uma mudança que se vai consolidando e que podemos considerar, talvez, como uma mudança de paradigma, capaz de dar validade a uma expressão que há tanto tempo vemos, ouvimos, lemos, mas que sempre nos sentíamos tentados a ignorar, por nos parecer deslocada da realidade: «as pessoas são o nosso ativo mais importante». Os 23 exemplos que apresentamos fazem-nos acreditar nesta expressão, e talvez esteja aí a mudança de paradigma, para uma verdadeira valorização das pessoas, de que estas 23 empresas são exemplos felizes.

A edição não se esgota aqui. Entrevistas, apresentação de casos, artigos de opinião, reportagens e outro tipo de trabalhos mostram-nos, por exemplo, o potencial das novas tecnologias associado à gestão de recursos humanos, a validade cada vez maior do e-learning, o contributo da saúde e segurança no trabalho (SST) ou as perspetivas que se apresentam ao trabalho temporário. Além de nos guiarem pelo Fórum de Líderes para a Gestão do Talento, que realizámos recentemente, e pela iniciativa da Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) «Melhores Fornecedores RH».

É uma edição bastante rica esta e que verdadeiramente nos orgulha.

.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Flash Interview (Jorge Sequeira)/ Dicas (Prática desportiva nas empresas)/ Em Síntese/ Livro/ Web/ Eventos

– Primeira Opinião: João Franco (NBCC Academy)

– Entrevista: Rute Castanheiro (Centralmed)

– Destaque: Fórum de Líderes para a Gestão do Talento 2022

– Case Study: Como as empresas podem apoiar as suas pessoas

– Reportagem: O potencial das novas tecnologias associado à gestão RH

– Em Direto: Jorge Carvalheira (Fundação Centro Cultural de Belém)

– Especial: Melhores Fornecedores RH 2022

– Assessment: Opinião de Rita Pato (Thomas Portugal)

– Em Foco: Trabalho temporário

– Gestão RH: Opinião de Cláudia Ferreira (Knower Contact)

– Dossier Especial: Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal

– Lifestyle: Hotel (Montargil Monte Novo)/ Restaurante (KUG Flores)

– Última Página: António Souto

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

.

Edições anteriores

.

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.