Lentes fotocromáticas
ZEISS apresenta a próxima geração

As lentes ZEISS PhotoFusion X escurecem e aclaram mais rapidamente, proporcionando um novo nível de proteção contra a radiação azul e a máxima proteção UV.

Texto: Redação «human»

.

Um único par de óculos adaptado para todas as condições de luz, em vez de ter de alternar entre dois pares, é algo a que já nos habituamos graças às lentes fotocromáticas. Agora, com a nova geração de lentes ZEISS PhotoFusion X, é possível sentir maior conforto visual dada a velocidade de transição, quando nos movemos do exterior para o interior e vice-versa.

Quando as lentes reativas à luz são expostas à radiação UV (ultravioleta), biliões de corantes fotocromáticos começam a mudar a sua forma. É esta reação que faz com que as lentes escureçam. As mais recentes lentes ZEISS PhotoFusion X usam um sistema fotocromático completamente novo, com corantes de reação mais rápida, uma nova matriz de transporte otimizada para a velocidade e um novo material.

Com o desempenho totalmente aperfeiçoado, as lentes ZEISS PhotoFusion X: escurecem e aclaram mais rápido; no exterior atingem um tom escuro ao nível de uns óculos de sol; têm uma transparência perfeita no interior e oferecem uma proteção única contra a radiação azul e UV.

A nova geração de lentes ZEISS PhotoFusion X é prática, elegante e moderna e está disponível em cinco cores diferentes, incluindo novos tons de cinzento e castanho. As lentes podem ainda incluir efeito espelhado, com ZEISS DuraVision Flash.

«Muitos utilizadores de óculos apreciam a conveniência das lentes fotocromáticas, mas temem que o processo de aclarar seja muito lento e que fiquem literalmente no escuro por um longo período de tempo quando entram em casa. Com a nova geração de lentes fotocromáticas, conseguimos acelerar o processo até 80% mais rápido que a geração anterior, o que proporciona uma maior segurança para o utilizador», explica David Sinnott, da ZEISS Vision Care, acrescentando: «Além disso, as lentes ZEISS PhotoFusion X oferecem a vantagem da proteção contra o brilho e UV no exterior, sem a necessidade de óculos separados.»

Com o atual estilo de vida mais ativo, o problema de mudar regularmente de óculos incolores para óculos de sol é comum entre os utilizadores de óculos e, na maioria das vezes, os óculos de sol graduados não estão acessíveis quando são necessários. Menos de 22%, por exemplo, usam sempre óculos de sol quando estão no exterior ao sol. A mais recente aposta da ZEISS proporciona uma proteção UV até aos 400 nanómetros em qualquer estado de ativação, seja claro ou escuro.

A nova geração de lentes fotocromáticas é única, uma vez que se baseia no material de lentes ZEISS BlueGuard, que absorve seletivamente a radiação UV e a radiação azul potencialmente nociva. Quanto ativadas, estas lentes absorvem até 94% da radiação azul potencialmente nociva  e 50% no interior quando inativas – ambos no intervalo de comprimento de onda entre 400 e os 455 nanómetros.

Apesar da radiação azul proveniente dos dispositivos digitais e da iluminação interior, como os LEDs, não ameaçar diretamente a saúde ocular, pode afetar o conforto visual e o bem-estar. Um estudo de 2021 confirma que 9 em cada 10 utilizadores de lentes ZEISS BlueGuard afirmam ter menos stresse visual digital. A nova combinação do material das lentes ZEISS BlueGuard e o novo sistema fotocromático representa, assim, um verdadeiro valor acrescentado para os utilizadores de lentes fotocromáticas.

Atualmente, as lentes fotocromáticas representam mais de 11% de todas as lentes oftálmicas vendidas em todo o mundo. O segmento está a crescer duas vezes mais rápido do que o mercado global de lentes oftámicas. «O interesse do mercado e dos consumidores em lentes fotossensíveis tem vindo a crescer, não apenas em lentes progressivas, mas também em lentes monofocais. Com a melhoria significativa no desempenho das nossas lentes fotocromáticas, a crescente sensibilização dos consumidores para a proteção contra a radiação azul e as novas opções oferecidas pela gama ZEISS PhotoFusion X, estamos confiantes quanto ao futuro deste segmento de lentes oftálmicas», revela ainda David Sinnott.