A transição de carreira, por Ana Teresa Penim

Prossegue a série de vídeos da autoria de Ana Teresa Penim e João Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

Esta partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020, com os dois autores surgindo individualmente. Agora, mantendo a lógica dos vídeos sobre coaching, team coaching e mentoring, optam por vídeos em conjunto, numa dinâmica de conversa e, ao mesmo tempo, renomeando-os para coaching talks, team coaching talks e mentoring talks.

.

Vídeo 127: Mentoring talk – Transição de carreira (por Ana Teresa Penim)

As transições de carreira, ou na carreira, são um tema da maior atualidade, revelando-se sempre momentos especialmente impactantes, a nível profissional, pessoal e organizacional.

O mentoring é especialmente procurado nestes momentos de transição, revelando-se muito útil e virtuoso no acompanhamento dos mesmos, tanto para o próprio, como para a organização que este integra, pretende vir a integrar ou até mesmo criar. De facto, cada vez mais profissionais têm consciência da importância de equacionarem tudo o que a transição pode implicar, e de se prepararem da melhor forma para ela. Neste vídeo identificamos três das circunstâncias mais comuns para a transição de carreira, a par das diferentes estratégias que o mentor pode utilizar para apoiar o mentee a lidar com as mesmas.