Tiko torna os empregados proprietários da empresa

A Tiko, uma inovadora proptech que oferece uma forma rápida e cómoda de comprar ou vender uma casa, acaba de abrir o capital aos seus empregados através do acesso a stock options

Num formato típico dos ecossistemas tecnológicos, onde as empresas partilham o valor criado com a equipa, e que serve como argumento para reter e recrutar talento, a Tiko destaca-se por ser a primeira empresa espanhola de base tecnológica a oferecer o acesso a stock options a todos os seus empregados e futuros empregados. Em Portugal, a Tiko tem operação em Lisboa, Setúbal e Porto.

Com esta opção, a proptech quer incentivar e reforçar o compromisso de todos os empregados com a empresa. Caso a empresa seja vendida, os empregados têm aí uma fonte de rendimento adicional, que poderá multiplicar significativamente o seu salário anual.

Um exemplo desta situação aconteceu nos Estados Unidos em Silicon Valley, o berço das tecnológicas, onde os empregados de empresas bem-sucedidas são simultaneamente proprietários desde a sua criação. Ao longo do tempo, estas empresas de base tecnológica têm-se valorizado e permitido a muitos colaboradores tornarem-se milionários.

«Sem dúvida, a equipa é o ativo mais valioso da Tiko. É por isso que acreditamos que o programa de stock options é uma forma de recompensar o trabalho de todos eles, ligando-os ao crescimento e ao sucesso da empresa», explica Sina Afra, fundadora e chief executive officer (CEO) da Tiko.

A Tiko é uma startup cuja filosofia se baseia na igualdade, no companheirismo e na liberdade para todos os seus empregados; um reflexo disto é a obtenção da certificação Great Place to Work, que reconhece as empresas que têm as melhores culturas de trabalho, em que a confiança e o orgulho de pertencer à equipa é uma prioridade.

A empresa espanhola, com escritórios em Madrid, Barcelona, Valência, Bilbau, Málaga, Sevilha, Saragoça, Lisboa, Setúbal e Porto, tem um ambicioso plano de expansão para a Europa. O seu modelo baseia-se na aplicação de tecnologia ao sector imobiliário para que a compra e venda de casas possa ser realizada em apenas alguns dias de forma rápida, conveniente e simples.