Grupo SGS, 100 anos em Portugal

O Grupo SGS, que tem posição de destaque mundial em inspeção, verificação, ensaios laboratoriais, formação e certificação, celebrou 100 anos de presença em Portugal com um evento de inauguração das novas instalações, a 22 de abril, que integram os novos laboratórios da SGS Portugal com mais de 2.000 metros quadrados e tecnologia de ponta. As novas instalações em Portugal representam um investimento significativo para o futuro da SGS, contando com um Hub para a Inovação, Tecnologia e Conhecimento.

Este edifício, localizado em Carnide, Lisboa, será ocupado por cerca de 200 pessoas, estando em simultâneo a decorrer um reforço da equipa local com a entrada de 40 pessoas nas áreas de inovação e desenvolvimento como data science, programação, analytics, usabilidade, entre outros.

Frankie Ng, chief executive officer (CEO) Global da SGS, refere: «A SGS Portugal é uma referência para o Grupo SGS.  Vários projetos globais liderados a partir de Portugal incluem diferentes áreas de foco estratégico e de competência: o Global BioScience Center, o Innovation Squad (o primeiro a trabalhar globalmente) e o Competence Center for Molecular Biology. Estes laboratórios fazem parte de um centro de excelência global onde concentramos cientistas, investigadores e especialistas de várias áreas, representando uma importante captação de experiência técnica, nacional e internacional, bem como reforça as sinergias com outras afiliadas.»

João Marques, managing director da SGS Portugal, acrescenta: «É um grande orgulho fazer parte do Grupo SGS e participar no centenário de uma empresa que, ao longo de todos estes anos se tem desenvolvido de forma tão positiva. Este evento assinala a aposta do Grupo SGS para um futuro próspero com o desenvolvimento de sinergias que vão possibilitar a criação de um mundo melhor, mais seguro e interligado. Paralelamente, pretendemos também assumir-nos como o parceiro de referência dos nossos clientes na sua jornada de sustentabilidade. Assim, e regendo-nos pelas Ambições de Sustentabilidade da SGS Global, a nossa missão passa por estender o nosso compromisso corporativo de criar um impacto positivo na sociedade através dos serviços que prestamos aos nossos clientes, alinhado com o nosso propósito de criar valor para a sociedade ao longo de toda a nossa cadeia de valor.»

Por sua vez, Rui Martinho, secretário de Estado da Agricultura, afirmou: «Agradeço em nome do Governo de Portugal a aposta que a SGS tem feito no nosso país e o seu investimento no talento das nossas pessoas. Esta celebração dos 100 anos da empresa em Portugal é o resultado de um grande trabalho da Administração da empresa, mas também de todos os seus colaboradores que sublinham a excelência do trabalho feito. É particularmente relevante para nós que escolham o dia de hoje, Dia Mundial da Terra [22 de abril], para esta celebração, porque a sustentabilidade ambiental e social das empresas é fulcral. Sublinho ainda a relevância entre a colaboração do sector privado e do sector público, no domínio da investigação e inovação. A SGS pode contar com a colaboração do governo português e Portugal conta também com o empenho da SGS e com o seu património de conhecimento.»

A agora Sede e Laboratórios da SGS Portugal foram desenhados pelo gabinete de arquitetura Saraiva & Associados, e a construção ficou a cargo da Transfor – Construção e Engenharia. A Transfor Interiores foi responsável pela obra de interiores referente aos escritórios e laboratórios ocupados pelo Innovation Squad e Global BioSciences Center.

Reconhecendo a importância da sustentabilidade para a SGS, o evento contou ainda com a realização de uma mesa-redonda para dar destaque ao Dia Mundial da Terra sob o tema «Investir no Planeta», moderada pelo sustainability business developer manager da SGS Portugal, Gonçalo Faria. A mesa-redonda teve como speaker Javier Lopez Gomez, corporate sustainability da SGS Global, e contou com a participação de Maria João Coelho, head of sustainability knowledge da BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), e Nuno Gaspar de Oliveira, CEO da NBI – Natural Business Intelligence.

O CEO Global da SGS marcou presença no evento, bem como o secretário de Estado da Agricultura, o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa, e João Oliveira e Silva, assessor para a economia e inovação da Câmara Municipal de Lisboa, bem como outros representantes de entidades oficiais e da SGS a nível global.