Na baixa portuense
Brunch à la carte e degustação de vinhos com sommelier no novo KUG Flores

Depois do KUG Palácio, é a vez de a Rua das Flores passar a ter um local especial para degustar o menu do chef Rui Paula, em ambiente de jardim urbano. O KUG Flores, que se assume como um Gastro, Wine & Cocktail Club, abre oficialmente portas a 13 de maio, em plena baixa portuense, e exibe uma carta cuidadosamente desenhada pelo chef com duas estrelas Michelin. Este novo kitchen and urban garden promete uma experiência de brunch à la carte, cocktails com assinatura de Pedro Fernandes e uma oferta exclusiva de mais de 185 referências de vinho a copo que podem também ser adquiridos para take away.

Texto: Redação «human»

.

É na efervescência de uma das ruas mais movimentadas da cidade do Porto que nasce um novo jardim urbano onde os brunches são servidos à la carte. Numa mistura entre o bao de costela teriaky com pepino yutaka, os taquitos de atum, o croque madame trufado, as ostras com framboesa, o ceviche de robalo ou os ovos Florentine e pinhão, que podem ser acompanhados de banana bread com caramelo de tâmaras, crumble morno de fruta ou até uma bola de berlim tiramisú sempre com o melhor vinho a copo, é neste refúgio que se pode absorver a energia da cidade.

O novo KUG Flores fica situado no antigo Pátio das Flores, inserido no edifício do Hotel OCA em plena Rua das Flores, e é constituído por dois pisos. O rés-do-chão é composto por uma pequena esplanada de rua, uma loja de vinhos, um bar que serve cocktails e vinhos e um pátio interno. E o quarto andar apresenta uma sala de jantar com capacidade para 55 lugares, um jardim urbano que permite acolher outras 55 pessoas e um miradouro onde está colocada a mesa presidencial que permite sentar grupos de 10. E se ter uma ementa desenhada meticulosamente pelo aclamado chef Rui Paula, com duas estrelas Michelin, não for suficiente, o KUG Flores conta ainda com a confeção de cocktails assinados por Pedro Fernandes e ainda uma oferta de 185 referências de vinho a copo, que permitem a degustação na presença de um sommelier que poderá igualmente auxiliar no processo de decisão dos vinhos para take away na loja. A carta traz também uma seleção de pequenos produtores e vinhos de nicho, e ainda uma seleção da Sogrape, oferecendo vinhos de difícil acesso no mercado e colheitas antigas das referências em carta. «O KUG Flores é um regresso às minhas origens quando comecei a dar os primeiros passos nesta área. Neste espaço tenho agora a oportunidade de voltar a trabalhar com vinhos como eu gosto, oferecendo uma experiência única e customizada a quem nos visita», conta Tiago Oliveira, chief executive officer (CEO) da marca KUG e um intemporal aficionado por vinhos.

Aberto todos os dias, das 12H00 às 24H00, o novo espaço é «uma joint venture entre o grupo da marca Kitchen and Urban Garden (KUG) e a cadeia hoteleira de capital galega OCA com presença em diversos países», explica Tiago Oliveira. O OCA Hotel veio ocupar as antigas instalações onde antes estavam o Vitoria Village e o Flores Boutique Hotel & SPA, que declararam insolvência com a pandemia. O novo hotel abriu portas em março deste ano, já com o KUG a assegurar os pequenos-almoços dos clientes, sendo agora um espaço também ele autónomo, que pretende receber turistas nacionais e internacionais, mas também o público da cidade apreciador de boa comida, cocktails e vinhos. O KUG Flores pode também ser usado para eventos privados, nomeadamente casamentos, festas de aniversário, eventos empresariais, entre outros, tendo uma lotação de sensivelmente 160 pessoas.

O tão apreciado brunch do agora KUG Palácio passa a ser uma experiência do KUG Flores, aberto das 12H00 às 17H30 com duas opções à escolha do cliente: o brunch de menu fechado com um custo de 29 euros, sendo que existem duas opções, uma delas vegetariana. Inclui um elemento de cafetaria (café, cappuccino, café latte, entre outros) e um cocktail com ou sem álcool. Por sua vez, o brunch à la carte onde o cliente pode construir o seu próprio brunch numa experiência inédita e única deste espaço, sendo por isso um menu totalmente personalizado até no preço, uma vez que este é feito em função das escolhas de cada pessoa.

As reservas podem ser efetuadas aqui ou por telefone (913 638 944).