Doutor Finanças com semana de 32 horas

O Doutor Finanças, especialista em finanças pessoais e familiares, implementa a semana laboral de 32 horas (em alternativa às habituais 40 horas semanais) durante o mês de maio.

Já anteriormente, o especialista tinha testado a semana de quatro dias, em agosto de 2021. A empresa volta agora a testar uma nova iniciativa, mas com outros moldes, aproveitando o que foi aprendido na primeira vez, no ano passado.

O Doutor Finanças avança assim com um modelo de trabalho de 32 horas semanais. Esta redução de horário vai permitir que os 178 colaboradores escolham entre tirar a tarde de sexta-feira ou a manhã de segunda-feira. Nos restantes quatro dias da semana, trabalharão apenas sete horas, em vez das tradicionais oito.

Com esta iniciativa, as diferentes equipas vão organizar-se para garantir que o acompanhamento dos clientes não seja posto em causa. A empresa não encerra em nenhum dia de semana, nem em parte do dia, sem pôr em risco o bem-estar e a resposta aos clientes, garantindo ao mesmo tempo que todos os colaboradores beneficiarão da medida.

À semelhança da medida implementada em agosto passado, os colaboradores não terão qualquer consequência ao nível do rendimento.

Com este modelo de 32 horas, mantém-se a liberdade de escolha, aumentando agora a versatilidade e assegurando que a flexibilidade da equipa não deixa nenhuma decisão por tomar ou questão por resolver.

Irene Vieira Rua, diretora de recursos humanos do Doutor Finanças, refere a propósito desta iniciativa: «A empresa está muito comprometida em encontrar novas formas de trabalho flexível, inovar e desenvolver soluções que vão ao encontro das necessidades e bem-estar dos seus colaboradores. Acreditamos que pessoas felizes desempenham as suas funções com maior foco, assertividade e determinação. A empresa tem vindo a implementar uma série de medidas com o objetivo de promover este bem-estar e equilíbrio dos nossos doutores. Foi nesse sentido que adotámos o modelo de trabalho flexível, permitindo que as nossas pessoas possam escolher o modelo da sua preferência (presencial ou remoto), e quando o fazem.»

A par desta medida, e a pensar no equilíbrio da vida dos seus colaboradores, o Doutor Finanças lançou recentemente o Bloco, onde se «operam» bons momentos entre colegas, tratando-se de uma iniciativa interna que pretende ser um misto entre Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo do Doutor Finanças.

O Bloco tem como objetivo aproximar as pessoas, que atualmente desenvolvem o seu trabalho no modelo que lhes é mais favorável, sendo que muitas estão a trabalhar remotamente. O Bloco tem ainda o objetivo de aumentar a união e o espírito de equipa no Doutor Finanças.

Através desta iniciativa, são desenvolvidas práticas desportivas (atualmente padel e futsal), mas também culturais e recreativas, que têm sido regularmente integradas, tendo em conta os gostos e as preferências dos colaboradores.