Nova diretora de recursos humanos da Capgemini

A Capgemini, que está presente em Portugal há 25 anos e acaba de ser distinguida como a número um no nosso país do ranking 2022 do Great Place To Work na categoria das empresas com mais de 1.000 trabalhadores, contratou Filipa Esteves (na foto) como diretora de recursos humanos para o mercado nacional.

A nova responsável, que passa também a ser membro da Comissão Executiva da Capgemini e reporta diretamente à administradora delegada da empresa, SA, tem como missão gerir os desafios na atração de novos talentos com propostas diferenciadoras e inovadoras; consolidar a motivação das equipas da empresa, com mecanismos contínuos de reconhecimento, desenvolvimento e retenção dos colaboradores, assim como através da constante capacitação em termos de funções de liderança; e reforçar o posicionamento de recursos humanos da tecnológica no mercado nacional, contribuindo para a sua transformação e para impulsionar a adoção de formas de trabalho mais ágeis e ajustadas ao dinamismo do sector.

Filipa Esteves, que acumula 22 anos de experiência profissional nalgumas das empresas mais emblemáticas do mercado nacional e em sectores altamente desafiantes, é licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e detém um mestrado executivo em Gestão pelo INSEAD.

No seu percurso profissional contam-se empresas como a Caixa Geral de Depósitos onde, desde janeiro de 2020, desempenhou as funções de diretora de recursos humanos. Destacam-se ainda as suas passagens pela PT Comunicações, pela consultora Booz Allen Hamilton, em Nova Iorque e depois em São Paulo, pela Pfizer Portugal, pelas Páginas Amarelas e pelo Grupo Euroconsumers.

A nova diretora de recursos humanos da Capgemini em Portugal, que se move pelos desafios e pela vontade de fazer sempre melhor, define-se como alguém apaixonada pela área dos Recursos Humanos, que considera uma componente essencial das organizações enquanto fator potenciador do sucesso dos negócios e das pessoas.

A Capgemini tem uma posição de destaque global no desenvolvimento de parcerias com empresas para transformar e possibilitar a gestão dos seus negócios aproveitando o poder da tecnologia. A atuação do grupo norteia-se diariamente pelo seu principal objetivo: potenciar a energia humana através da utilização da tecnologia rumo a um futuro mais inclusivo e sustentável. O grupo é uma organização responsável e multicultural, com uma equipa que reúne mais de 325.000 colaboradores em mais de 50 países. Com um valioso património de mais de 55 anos de existência e uma vasta experiência nos mais variados sectores de atividade, a Capgemini é reconhecida pelos seus clientes por responder às suas necessidades, desde a estratégia e o design até à gestão das operações, tirando partido das inovações em áreas em constante evolução como a cloud, os dados, a inteligência artificial, a conectividade, o software, a engenharia digital e as plataformas. Em 2021, o grupo reportou receitas no valor de 18 mil milhões de euros.