Coaching talk: a importância da paragem

Prossegue a série de vídeos da autoria de Ana Teresa Penim e João Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

Esta partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020, com os dois autores surgindo individualmente. Agora, mantendo a lógica dos vídeos sobre coaching, team coaching e mentoring, optam por vídeos em conjunto, numa dinâmica de conversa e, ao mesmo tempo, renomeando-os para coaching talks, team coaching talks e mentoring talks.

.

Vídeo 122: Coaching talk – Paragem (por João Catalão)

Agir é o grande foco da maioria dos líderes. Ao tomar consciência de que o ritmo adequado da sua ação tem tudo a ver com a possibilidade de pensar sobre si próprio, sobre os outros, sobre o contexto e sobre o propósito individual e coletivo, o líder adquire significado e relevância. Para tal, é fundamental que ao longo do processo de coaching executivo existam momentos totalmente dedicados a parar. A paragem é algo aparentemente simples, mas extremamente exigente nos dias que vivemos. Trata-se, assim, de um tema singelo da maior oportunidade.