Operação Mincemeat
O grande engano

A Operação Mincemeat foi o mais bem-sucedido logro em tempo de guerra e, talvez, o mais estranho. Enganou os chefes da espionagem nazi, pôs tropas alemãs a correr na direção errada e salvou milhares de vidas ao convencer os alemães de que, em vez de atacar a Sicília, os exércitos aliados planeavam invadir a Grécia. Já deu um livro, quase a sair em Portugal, e um filme.

Texto: Redação «human»

.

Abril de 1943: um pescador de sardinhas avista o corpo de um oficial britânico a flutuar ao largo da costa espanhola e desencadeia assim uma série de acontecimentos que vão mudar o curso da II Guerra Mundial.

A Operação Mincemeat foi o mais bem-sucedido logro em tempo de guerra e, talvez, o mais estranho. Enganou os chefes da espionagem nazi, pôs tropas alemãs a correr na direção errada e salvou milhares de vidas ao convencer os alemães de que, em vez de atacar a Sicília, os exércitos aliados planeavam invadir a Grécia.

Produto da imaginação de um excêntrico oficial da RAF e de um brilhante advogado judeu, o grande engano envolveu um extraordinário elenco de personagens que incluiu um famoso patologista forense, um prospetor de ouro, um inventor, uma bonita secretária do Serviço Secreto, o comandante de um submarino, três romancistas, um irascível almirante apaixonado pela pesca com mosca e um vagabundo galês morto.

O livro do jornalista britânico de Ben Macintyre tornou-se numa longa-metragem, dirigida por John Madden e protagonizada por Colin Firth.À venda no final de abril, Operação Secreta tem edição portuguesa da D. Quixote.