A agap2IT encerrou 2021 com resultados de faturação de 24 milhões de euros, sustentados numa aposta na flexibilização do trabalho, na dimensão global do negócio e na diversificação da oferta, mantendo os modelos híbrido e full remote sempre que possível.
A estratégia seguida, num contexto adverso que apresenta uma multiplicidade de novos desafios, sustenta-se em três eixos complementares: capacitação dos colaboradores integrados em novos modelos e processos; implementação de mais projetos internacionais a partir de Portugal; e diversificação da oferta através das unidades de negócio da consultora.
Num cenário de transformação, estão a mudar os padrões de trabalho e a relação com os consultores. Aos novos formatos de smartworking, em casa ou no escritório, junta-se um esforço ao nível do employer branding e no âmbito da captação e da retenção de talento. Iniciativas e benefícios flexíveis e um novo plano de acompanhamento de colaboradores, servem para reformular a relação da agap2IT com as suas pessoas e ir ao encontro das expectativas que têm.
A capacidade para entregar projetos à distância torna possível alargar o foco a outras geografias. A agap2IT é hoje uma marca global, contando com recruiters de IT (tecnologias de informação) e diversas nacionalidades para responder ao desafio da atração de talento internacional.
«O peso do negócio internacional da agap2IT é cada vez mais relevante. Com mais projetos internacionais a serem desenvolvidos a partir de Portugal, tendencialmente deixará de existir a necessidade de emigrar em busca de novas oportunidades de trabalho em organizações de carácter diversificado e melhores condições financeiras. Os nossos escritórios de Lisboa e do Porto estão a tornar-se num melting pot, à medida que atraímos consultores internacionais de várias origens para se fixarem no nosso país», explica Jorge Batista (na foto), chief executive officer (CEO) da agap2IT. «O momento é de adaptação e inovação, e a agap2IT encontra-se apostada em oferecer condições que cumpram os anseios dos nossos consultores e capacitá-los para um delivery de referência», conclui.
Também as unidades de negócio DXspark (digital experiences) e ATS4IT (área internacional) continuam a crescer. O desenvolvimento de novas soluções, possível com o know-how especializado e experiência da equipa da agap2IT, é assegurado à medida das necessidades do cliente, seja em regime presencial, full remote – a partir de um centro de competências nearshore dedicado – ou híbrido.