Inovação na área da educação e formação

Desde 2006 que o ISQe se tem especializado no desenvolvimento de soluções integradas de formação a distância com recursos de aprendizagem multimédia. Somos uma referência no mercado português, no desenvolvimento e na implementação de soluções de gestão do talento e capital humano através da parceria com a Cornerstone On Demand, um dos principais atores mundiais em sistemas de formação e gestão de talento.

Texto: Andreia Morgado

.

Após participarmos em projetos de investigação e desenvolvimento de inovação, decidimos apostar nesta área e alargar as parcerias a nível europeu. Temos nove projetos cofinanciados pelo Erasmus+ (Programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto), que apoia iniciativas alinhadas com os objetivos do «Espaço Europeu da Educação», o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) e a Agenda de Competências para a Europa.

Posicionamo-nos como parceiro especialista em research and innovation de digital learning experiences, em várias áreas de conhecimento, nos sectores de ensino profissional, ensino superior, educação de adultos e juventude, apoiados numa equipa multidisciplinar (perfis como Instructional Designers, Designers, Media+web Developers, Quality Assurance Specialists, R&Di Specialists, Platform Implementation Consultants, Programmers e Software Engineers).

Na área da energia, concebemos e desenvolvemos os materiais de suporte à parte teórica do curso para qualificar técnicos europeus para a eficiência energética em edifícios, do projeto REACT, produzindo recursos multimédia, mapas conceptuais e um serious game que garante a avaliação formativa.

Estamos também a colaborar no desenvolvimento de produtos digitais que incluem ferramentas on-line de sistematização de conteúdos e serious games, em parceria com várias universidades europeias, nos projetos digiLEAP (digitalização dos cursos de ensino superior na área do Direito) e EU TeachPaaS (num âmbito mais alargado, promovendo a digitalização do ensino superior de forma transversal).

Nos esforços contra a Covid-19, o projeto DEMO OR DIE aposta na formação de profissionais de saúde na utilização da impressão 3D, sendo o nosso contributo na produção de uma skin interativa para Moodle que permite a integração de materiais e ferramentas desenvolvidas de forma lúdica e gamificada.

Fomos escolhidos para desenvolver o programa pedagógico, os recursos digitais interativos e os produtos e-learning para ensino superior nos projetos digiSTEP e ARIEES, em sustentabilidade e impacto social. Já no sector da juventude, no âmbito do projeto DIYouth, estamos a desenvolver um percurso de aprendizagem focado nas necessidades de aprendizagem dos jovens, onde temos também um papel de suporte no desenvolvimento da plataforma de aceleração digital.

Com o compromisso de continuar a aumentar a oferta em soft skills e competências transversais na educação de adultos, aceitámos o desafio de desenvolver um programa de formação com recurso a realidade virtual, desenhado para fomentar as competências do Quadro Referência Europeu LifeComp (competências para a vida), no âmbito do novo projeto LIFEx.

A experiência nestes projetos, a rede alargada de parceiros e a competência interna em instructional design, levou o ISQe a assegurar a coordenação do projeto QUEST, que visa criar a qualificação para o novo perfil profissional europeu de instructional designer, bem como as ferramentas e o processo do reconhecimento e validação de competências adquiridas. Além da coordenação do projeto, vamos liderar o desenvolvimento do curso e-learning e de um tutor virtual AI (inteligência artificial), para o acompanhamento individualizado dos formandos. O projeto tem parceiros de Suíça (EFCoCert Foundation), da Irlanda (FIP), Finlândia (Universidade de Turku) e Portugal (ISQe e IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação) e da Rede Europeia de e-Learning e Ensino a Distância (EDEN).

O ISQe continua a aposta no desenvolvimento de soluções inovadoras na área da educação e formação, com forte componente pedagógica, técnica e tecnológica. Estes projetos são essenciais para melhorar a nossa oferta para clientes corporativos, universidades e escolas de formação profissional, entre outros stakeholders.

.

»»»» Andreia Morgado é research and innovation specialist/ project lead no ISQe