Esmeralda Correia assume cargo de head of hospitality business na CEGOC

Empresa destacada em transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações, a CEGOC anunciou que Esmeralda Correia (na foto) assume a nova função de head of hospitality business na organização.

O desafio de desenvolver a nova oferta Hospitality by CEGOC surgiu da conjugação de vários fatores que vão ao encontro das necessidades do mercado nesta área, nomeadamente «a ausência de soluções de formação de qualidade para profissionais experientes no sector hoteleiro», revela Esmeralda Correia, acrescentando: «Temos excelentes players na formação inicial e na formação de top management mas, no patamar dos profissionais operacionais, que já possuem alguns anos de experiencia e querem ver desenvolvidas as suas competências e evoluir na carreira, verificamos uma notória escassez de oferta formativa específica para estes profissionais.»

Com mais de 20 anos de experiência na área de hotelaria e de conhecimento interno do que são as equipas, os profissionais e as suas reais necessidades e desafios mais significativos de desenvolvimento, Esmeralda Correia acredita que «estava na altura de pensar numa oferta global e integrada para todo o sector hoteleiro», que foi profundamente impactado e transformado pela pandemia nos últimos anos, mas continua a representar um dos principais motores da economia portuguesa.

Como resultado, nasceu a nova oferta Hospitality by CEGOC, que está assegurada por especialistas com vasta experiência na área hoteleira e apresenta um conjunto de programas formativos 100% alinhados com as melhores práticas do sector em quatro grandes áreas: Operação e Gestão Hoteleira, Liderança e Gestão de Equipas de Hotel, Atendimento e Vendas em Hotelaria e Marketing Digital Aplicado ao Sector Hoteleiro. Todas as formações disponíveis podem ser consultadas aqui.

Os formadores desta nova oferta são profissionais altamente experientes no sector da hotelaria, estão respaldados pela expertise e pelo know-how da CEGOC, e contam com o apoio de inovadores recursos tecnológicos e humanos. No entender de Esmeralda Correia, «o lema é o de construir formações de profissionais para profissionais», profissionais que falam a mesma linguagem e sabem como comunicar para o público da hotelaria: conhecem de antemão, e em profundidade, a realidade diária, as necessidades, as tendências, os processos e as metodologias mais ajustadas a todos os que operam neste setor tão estratégico para o país.

.

O percurso de Esmeralda Correia

Licenciada em Sociologia, pós-graduada em Ciências Empresariais pelo ISCTE e com uma especialização em Análise de Dados pelo ISEG, Esmerada Correia cedo enveredou pela área dos recursos Humanos (RH) – em específico formação e desenvolvimento de RH.

Os primeiros desafios enquanto formadora deram-se na área das TI (tecnologias de informação) através do apoio a projetos de formação de gestão documental junto de grandes clientes nacionais. Passados três anos, surgiu a oportunidade de trabalhar na formação do sector hoteleiro e inesperadamente aí descobriu a sua enorme paixão por esta atividade.

Com mais de 20 anos de experiência em formação e desenvolvimento de competências dos profissionais de hotelaria na maior cadeia hoteleira nacional, foi enquanto human resources learning manager responsável pela gestão do projeto formativo de mais de 2.500 colaboradores todos os anos. Graças a um projeto inovador desenvolvido em Portugal no apoio à formação inicial de jovens e futuros profissionais de hotelaria, ganhou, por dois anos, o primeiro prémio como melhor stakeholder nos «Hospitality Educations Awards», atribuídos pelo Fórum Turismo.

Esmeralda Correia é uma assumida defensora do desenvolvimento das soft skills dentro do mundo da hotelaria e restauração, não tendo dúvidas de que é investindo no desenvolvimento das lideranças das diversas equipas operacionais, que os resultados vão acontecer. Neste âmbito, desenvolveu impactantes programas de liderança para chefias hoteleiras (top management e middle management), através dos quais formou mais de 200 líderes – contribuindo positivamente não só para o desempenho destes líderes, como também para o clima organizacional e a satisfação dos colaboradores.

Com a nomeação para responsável pela área de Hospitality Business na CEGOC, Esmeralda Correia mantém-se como strategic account manager em clientes específicos.