Novo partner da Boyden Portugal para serviços financeiros

Luís Aguiar (na foto) é desde o presente mês de março o novo partner para a área de Financial Services da Boyden Portugal, empresa especialista em consultoria de liderança e talento. O novo partner vem reforçar a equipa da consultora com a sua expertise em gestão e liderança no sector financeiro, nomeadamente banca, seguros, e gestão de ativos, mas também alavancando para outros sectores relevantes, como private equity, wealth management e fintechs.

Com mais de 30 anos de experiência na área financeira, Luís Aguiar passou por funções executivas em organizações líderes a nível mundial, com cargos relevantes em corporte banking, gestão de ativos e seguros. Entre 2011 e 2018, foi managing director e citi country officer (COO, diretor geral) do Citibank em Portugal.

«O consolidado conhecimento, a perspicácia empresarial e a experiência do Luís Aguiar no sector financeiro em geral e da banca em particular, somados à sua mentalidade aberta e à visão moderna da forma de operar das instituições financeiras, faz com que estejamos muito confiantes no valor acrescentado da sua contratação para servir os nossos clientes no aconselhamento e recrutamento de executivos, mas também ajudando-os a prepararem-se para ultrapassar os desafios futuros do sector. Estamos muito entusiasmados por tê-lo connosco», sublinha Luís Melo, international partner e country managing parter da Boyden Portugal.

O novo partner iniciou a carreira profissional na Direção Financeira da consultora de serviços Partex, tendo passado pela Allianz Portugal, onde foi diretor financeiro e de investimentos entre 1989 e 1993. Nesse ano, ingressou no Citibank em Portugal, onde percorreu e liderou durante 25 anos diversas áreas de relacionamento e produtos, nomeadamente Financial Institutions Relationship Manager Global Subsidiaries Group Country Head, Global Transaction Services Country Head, Treasury & Trade Solutions Country Head, e administrador da Sagres, Sociedade de titularização de créditos. Em 2011, foi nomeado managing director e CCO do Citibank, cargo que desempenhou até ao final de 2018.

No início de 2019, decidiu abraçar outros desafios pessoais e profissionais, nomeadamente um projeto na área turística, investimentos na área imobiliária e consultoria empresarial. Paralelamente, é presidente da Direção da Junior Achievement Portugal e mentor de estudantes na Universidade Católica Portuguesa, onde se formou em Economia em 1986.