A importância das ideias dos colaboradores

A Bee Engineering criou o Bee Genius – uma aplicação para os colaboradores contribuírem com ideias a serem implementadas na empresa e votarem nas sugestões propostas pelos seus colegas. A ferramenta foi desenvolvida no âmbito da Bee Academy – a academia da empresa – com a Nectar Interactive – a sua unidade de soluções digitais baseadas em videojogos. Tem um funcionamento muito simples e intuitivo: swipe right caso aprovem as ideias apresentadas, swipe left caso não.

«Os colaboradores estão no centro dos ecossistemas das empresas e, como tal, as suas sugestões devem ser tidas em consideração. O Bee Genius garante um sistema democrático de decisão, uma vez que todos os elementos têm a oportunidade de propor ideias e votar naquelas que consideram ser as mais pertinentes», afirma José Leal e Silva, diretor executivo da Bee Engineering, acrescentando: «Esta plataforma é especialmente útil em estruturas médias e grandes onde é difícil todos os colaboradores terem a oportunidade de se expressar de igual forma, quer pela sua localização física, quer outro qualquer fator.»

O Bee Genius é uma ferramenta de escuta da equipa e de sourcing de ideias, ao promover uma experiência colaborativa: qualquer colaborador pode ver e votar nas sugestões dos seus colegas. Foi testada inicialmente a nível interno na empresa de inovação e tecnologia durante a segunda semana de fevereiro por 54 colaboradores que fizeram cerca de 1.200 swipes right às 45 ideias enviadas. Dessas, 15 conseguiram obter um rating superior a 80% de aprovação. As ideias mais votadas já estão a ser avaliadas pela Direção e as que forem exequíveis serão colocadas em prática.

«Qualquer elemento dentro do universo da Bee Engineering pode ter uma voz ativa e um impacto positivo no trabalho, nas relações entre a equipa e no crescimento da empresa. Todas as sugestões que promovam estes cenários serão tidas em consideração», afirma ainda José Leal e Silva. E explica: «Num cenário ideal iremos colocar em prática todas as ideias mais votadas, mas nesta fase estamos a perceber se essas propostas são viáveis e de que forma podemos colocá-las em ação.»

A iniciativa irá decorrer a cada trimestre, internamente, de forma a existir uma atualização das ideias propostas. «A cada três meses iremos repetir o processo porque o contexto em que estamos inseridos varia com o tempo, assim como aquelas que são as principais necessidades da equipa», refere ainda José Leal e Silva.

A Bee Engineering é uma consultora de engenharia e tecnologia fundada em 2010. Tem presença em Portugal, França e Bélgica, e conta com mais de 800 colaboradores a inovar projetos de alcance global. Em Lisboa e no Porto encontra-se a equipa de mais de 150 profissionais que atua em consultoria, investigação e desenvolvimento, videojogos e formação. No ano de 2020 registou uma faturação de 5,9 milhões de euros. A Bee Engineering é uma das marcas do grupo internacional MoOngy, que tem mais de 5.600 colaboradores em 10 países europeus

Vídeo Bee Genius abaixo.