Para dar resposta ao desafio de preparar melhor os colaboradores que iniciam ou dão continuidade a uma carreira no comércio, o El Corte Inglés criou a Escola de Retalho, cuja primeira edição aconteceu no passado dia 1 de fevereiro.
Com uma taxa de desemprego na ordem dos 6% e um mercado em completa transformação, em que as tecnologias e as profissões mais qualificadas recebem cada vez maior atenção por parte dos jovens, as empresas do retalho confrontam-se, cada vez mais, com a dupla exigência de captar e despertar interesse nos jovens para que desenvolvam uma carreira no comércio.
Susana Silva, diretora de pessoas do El Corte Inglés, explica: «Deparamo-nos frequentemente com candidatos que desconhecem as possibilidades que podem encontrar nesta área, sobretudo numa estrutura como a nossa, em que o vendedor assume uma posição de destaque na pirâmide da empresa, pelo que era inevitável este passo, que acreditamos contribuir de forma ativa para promover a empregabilidade e valorizar esta função.»
A Escola de Retalho assenta num formato modular e híbrido, alternando conteúdos técnicos com comportamentais, on-line e presenciais, com o objetivo de fornecer ferramentas que potenciem as competências hard e soft, sendo estas últimas críticas para a adaptação às exigências de um contexto que prima pela relação personalizada com o cliente, com uma lógica de serviço de excelência, em que a procura de solução e valor acrescentado marcam a diferença.
Temas como História da Empresa e do Comércio, Modelo e Técnicas de Venda, Moda & Protocolo, Vendedor Omnicanal, Aprendizagem e Comunicação, Grupos e Papéis na Organização são alguns dos conteúdos presentes na estrutura da Escola de Retalho, sob a forma de quatro módulos: Conhece-nos, Forma-te, (In)Forma-te e Desenvolve-te.