Iniciativa da Vantagem+, vai decorrer a 8 e 9 de março de 2022 um workshop on-line denominado «Técnicas de Produtividade de Alta Performance», visando dar a conhecer as melhores práticas em contexto de teletrabalho, de forma a obter os resultados desejados, manter a produtividade através de uma forma de trabalhar mais ágil.
Num documento de divulgação pode ler-se: «Seja no escritório ou em regime de teletrabalho, a produtividade é sem dúvida a maior aliada que qualquer grande empresa deve trabalhar para atingir os seus objetivos. Há algumas formas de aumentar a produtividade por isso cada um de nós deve aprender e avaliar aquela que melhor funciona para si./ Saber como é que as horas de trabalho são otimizadas, como é feita a gestão do tempo e a distribuição das tarefas na nossa empresa é um aspeto fundamental por vários motivos: permite maximizar o uso de recursos fazendo uma distribuição consciente dos recursos destinados a cada área; facilita o conhecimento profundo de aspetos da cultura organizacional que podem não ser explícitos à primeira vista; dá espaço e acesso para vislumbrar dinâmicas e situações que podem estar a influenciar os processos internos de crescimento da empresa./ Produtividade, eficiência e eficácia são iguais? Estes conceitos são frequentemente usados como sinónimos, mas a realidade é que, embora sejam muito semelhantes, essas definições não são intercambiáveis entre si. Um colaborador pode ser muito eficiente, mas não muito produtivo, enquanto outro pode não ser eficiente, mas eficaz./ Parece confuso, certo? De facto, existem diferenças subtis que devem ser levadas em consideração para se compreender tanto o significado desses termos como a sua implicação nos recursos humanos. Produtividade refere-se a algo semelhante a uma equação em que um parâmetro está relacionado com outro dando um determinado resultado. Eficiência, por outro lado, indica quão bem as tarefas são executadas. Se um colaborador for capaz de gerar mais resultados com a mesma tarefa, é mais eficiente. Por fim, a eficácia foge aos termos anteriores uma vez que, independentemente do tempo e da quantidade de ações realizadas, está concentrada na realização das atividades mais adequadas. Por outras palavras, a qualidade é priorizada sobre a qualidade./ Em suma, poderíamos dizer que produtividade é o resultado de tarefas num período de tempo; eficiência é fazer as coisas da forma mais correta possível; e eficácia é fazer a coisa certa.»
Mais informações sobre o workshop aqui.