Novo diretor de Data & AI da Claranet Portugal

Hélder Pinheiro (na foto) é o novo diretor de Data & AI da Claranet Portugal, assumindo uma nova área de negócio, com grande potencial de desenvolvimento futuro, complementar ao restante portefólio de serviços da Claranet.

O novo responsável tem como missão o desenvolvimento de uma nova oferta de serviços baseados em ciência dos dados e inteligência artificial (AI), centrados em três objetivos:

– unir a componente dos dados às soluções de cloud, cybersecurity e workplace, dando origem a uma oferta que abrange ambientes cloud, on-premises e híbridos, bem como as áreas de operação, segurança e geração de valor;

– apostar em intelligent applications e use cases para as indústrias de Financial Services, Telecom e Energia, alavancadas em I&D (investigação e desenvolvimento).

– Contribuir no go-to-cloud (G2C) dos clientes, através do desenvolvimento e da gestão de ecossistemas de dados, bem como das áreas de Data Governance e Quality.

Hélder Pinheiro refere sobre este novo desafio: «A Claranet assenta a sua estratégia na qualidade de entrega de serviços em cloud, segurança, digital workplace e transformação digital, o que garante os principais pressupostos para o crescimento sustentável de uma área de Data & AI. Sinto-me muito satisfeito com esta oportunidade de ingressar no líder de IT [tecnologias de informação] em Portugal, cooperando com os nossos clientes para atingirem os seus objetivos e evoluirmos em conjunto.»

Licenciado em Engenharia Informática com pós-graduação em Gestão da Inovação e mestrado em Gestão, Hélder Pinheiro iniciou a sua carreira profissional na indústria de telecomunicações, trabalhando com organizações como a Altice, a Deutsche Telekom, a Nokia, a Orange, a Telenet e a Vodafone.

Em paralelo, fez parte de trabalhos de investigação na área das telecomunicações e da AI – com destaque para o projeto «How to Implement AI-Driven Businesses in Communication Service Providers (CSPs)/ Telecom Operators» –, participando ainda no leccionamento da cadeira de Transformação Digital na Universidade Católica Portuguesa. 

Desde 2013 que Hélder Pinheiro liderava a unidade de Data, AI & IoT [Internet das Coisas] da Capgemini Engineering, sendo responsável por entregar projetos e serviços para 10 países, com uma equipa de 200 engenheiros baseados em Portugal.