Dachser aposta na expansão da frota «zero emissões»

A Dachser continua a reforçar a aposta na sua estratégia de proteção climática através da expansão da frota de veículos «zero emissões» – camiões e carros de serviço que não emitem, diretamente, gases com efeito de estufa ou outros poluentes atmosféricos. Numa fase inicial, a multinacional irá introduzir, pelo menos e até 2023, mais de 50 camiões elétricos nas suas rotas europeias. Irá ainda disponibilizar cerca de 1.000 carros elétricos, que passarão a fazer parte da frota de veículos de serviço. Paralelamente, o operador logístico irá reforçar os seus projetos-piloto que visam o desenvolvimento e testes de camiões movidos a hidrogénio e equipados com tecnologia fuel cell. Acrescente-se, neste ponto, que a Dachser planeia ter veículos movidos a hidrogénio de diferentes fabricantes a operar na sua rede até ao início do próximo ano.

Stefan Hohm, chief development officer (CDO) da Dachser, explica: «A única forma de o sector do transporte cumprir, a longo prazo, a meta de zero emissões de gases poluentes, estabelecida pela comunidade global, é recorrendo a veículos que não emitam qualquer tipo de matérias poluentes. É por isso que este tipo de veículos se assume como um pilar fundamental da nossa estratégia de proteção climática. Vamos expandir significativamente o uso de veículos amigos do ambiente nos próximos anos, o que nos dará, na prática, uma experiência valiosa e ajudar-nos-á, também, a aumentar o número de unidades disponíveis.»

Para acompanhar esta transição gradual, a Dachser irá garantir a disponibilização de pontos de carregamento nas suas agências. Refira-se que a empresa prevê criar mais de 40 estações de carregamento rápido para camiões, cada uma com uma potência de carregamento de 180 kW. Todos estes pontos de carregamento serão abastecidos com eletricidade verde, que será comprada ou produzida pelos próprios sistemas fotovoltaicos da empresa.

A Dachser é um dos maiores grupos privados do mundo na área da logística e transporte de mercadorias, empregando 30.609 trabalhadores em 399 filiais em 44 países. Multinacional alemã, está presente no mercado ibérico através das linhas de negócio Dachser European Logistics – dedicadas ao transporte terrestre e serviços logísticos integrais – e da Dachser Air & Sea Logistics (ASL), que é responsável pelos transportes aéreo e marítimo, oferecendo ainda todos os serviços de valor acrescentado inerentes a estas áreas de negócio.