Formação em ética empresarial, no Porto

Gerir o desempenho ético numa organização e promover relações éticas entre as pessoas requer não só conhecimentos sobre ferramentas, políticas e procedimentos, mas também um processo de reflexão sobre as especificidades da ética empresarial e o desenvolvimento de competências que permitam lidar com a sua complexidade. É a pensar nestas necessidades que a Católica Porto Business School lança o curso executivo «Ética Empresarial: da Estratégia à Avaliação». A 18 de janeiro realiza-se uma aula aberta on-line de apresentação.

Helena Gonçalves e Ana Roque, diretoras do curso e coordenadoras do Fórum de Ética da Católica Porto Business School (ver aqui), salientam num documento de divulgação: «Este programa, que concilia conhecimento teórico e prático, tem como objetivo apoiar os atuais e futuros gestores das áreas da ética e da compliance para que se sintam mais seguros e possam ser verdadeiros promotores de um clima e de uma cultura ética nas organizações.»

Os principais objetivos desta nova formação executiva passam pela identificação das questões-chave da ética empresarial; do conhecimento da diversidade de mecanismos e ferramentas para a promoção da ética nas organizações; o desenvolvimento de competências que são necessárias à gestão do desempenho ético; e ainda o aprender a construir uma cultura ética dentro da empresa, apresentados numa abordagem holística, num percurso não só de conhecimento mas também de descoberta pessoal.

«Esta é uma formação única porque está centrada na pessoa que gere a ética e não apenas nos habituais ‘saber-saber’ e no ‘saber-fazer’», explica Helena Gonçalves, acrescentando que «contém também uma forte componente do ‘saber-ser’ e do ‘saber-relacionar-se’». Ana Roque explica que «o ‘saber-relacionar-se’ é a quarta dimensão do conhecimento, defendido pelas Nações Unidas como fundamental para a sustentabilidade e que é de alguma forma o que permite desenvolver a cultura interna.»

O curso é dirigido a (futuros) responsáveis pela gestão da ética e da compliance nas organizações, membros de comités de ética, provedores de ética, responsáveis de recursos humanos, sustentabilidade e comunicação ou quaisquer pessoas envolvidas na gestão destas temáticas.

A formação executiva em ética empresarial terá uma duração de 32 horas em regime on-line, durante nove tardes ao longo de dois meses. Terá a participação de cinco docentes convidados para temas específicos como branding da ética, a importância da narrativa, a mediação de conflitos, enfrentar dilemas e gerir denúncias e ainda testemunhos empresariais com representantes da Ageas, da Bial, da EDP, do GRACE, da LIPOR e do SuperBock Group. Mais informações aqui.