Livro sobre segurança em redes informáticas

A editora FCA acaba de lançar a sexta edição do livro Segurança em Redes Informáticas com conteúdos atualizados, numa altura em que este tema que está na ordem do dia. Num documento da FCA pode ler-se: «Apesar de muitas pessoas possuírem computadores pessoais e redes domésticas conectados à Internet e as pequenas e médias empresas (PME) investirem na ligação às redes de Internet para dinamizar o seu negócio, a realidade é que muitos dos utilizadores e administradores de redes ainda não conhecem todos os riscos de segurança inerentes à conexão à Internet e aos perigos a que são expostos. Este é o ponto de partida para o livro que é já considerado o clássico da segurança em português.»

Segurança em Redes Informáticas alerta para os problemas que podem advir da ligação de uma máquina ou rede local à Internet e explica de que forma os problemas podem ser reduzidos ou evitados, como podem ser detetadas e minimizadas as vulnerabilidades existentes e que medidas ativas e capazes de proteção podem ser tomadas quando se interage com ou através da Internet.

De forma acessível e alargada, são introduzidas as técnicas criptográficas mais usadas e, em particular, as políticas atuais de gestão de chaves assimétricas e certificados de chaves públicas, que são cada vez mais utilizadas, mas muitas vezes desconhecidas ou mal compreendidas. Nesta linha, são descritos em pormenor os mecanismos de segurança do Cartão de Cidadão e da Chave Móvel Digital, a que os cidadãos portugueses estão a recorrer cada vez mais no seu dia-a-dia.

O autor do livro, André Zúquete, é licenciado, mestre e doutorado pelo Instituto Superior Técnico. Professor na Universidade de Aveiro, é ainda investigador do IEETA – Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro e colaborador do IT – Aveiro, Instituto de Telecomunicações.