Um reconhecimento para a NOVA IMS

A NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, acaba de ser reconhecida pela Celonis, que tem posição de destaque mundial em process mining, como Academic Center of Excellence, um título que que distingue processos de excelência no campo académico.

A Celonis é líder global em tecnologia de process mining (em português, «mineração» de processos), uma área do conhecimento que se situa entre a gestão de processos de negócios e a ciência de dados. Os centros académicos de excelência da Celonis são reconhecidos internacionalmente como os principais centros globais de educação aplicada, desenvolvimento de currículos e investigação em process mining.

Os centros de excelência globais demonstram liderança na comunidade de process mining e a formação da próxima geração de especialistas nesta área. Cada instituição foi selecionada a partir de um grupo de candidatos anualmente e representa as 14 melhores escolas entre as mais de 500 que fazem parte da comunidade Celonis. Juntamente com a NOVA IMS, encontram-se reconhecidas outras escolas como a London School of Economics (LSE), a Central Michigan University, ou a Arizona State University.

Frederico Cruz Jesus, professor auxiliar da NOVA IMS, referiu: «Este reconhecimento é resultado de mais de um ano de grande proximidade e colaboração com a Celonis, um dos players mais relevantes na área de process mining. Como escola de gestão de informação e ciência de dados, a NOVA IMS ensina anualmente mais de duas centenas de alunos sobre os conceitos fundamentais desta tecnologia disruptiva. O process mining funciona extraindo conhecimentos dos logs de eventos gerados pelos sistemas de informação disponíveis nas organizações. Com estes logs/ dados, é possível visualizar e analisar com grande detalhe todos os aspetos dos processos de negócios, incluindo as suas variantes, à medida que este são executados. Assim, o process mining permite que os utilizadores e gestores compreendam como é que os processos de negócios são efetivamente realizados, identificar e minimizar ineficiências que afetam a sua performance, assim como desenvolver melhor a sua a automação.»

A mineração de processos, potenciada por elementos de inteligência artificial, é uma das tecnologias em maior crescimento do mundo, e oferece uma visibilidade completa dos processos internos, identificando ineficiências e recomendando ações inteligentes e automatizadas para resolvê-las. A tecnologia pode ser aplicada em diferentes casos de uso em diferentes departamentos e setores, e as empresas recorrem a esta ferramenta para gerar melhores resultados ao nível da produtividade, satisfação do cliente ou economias de escala, com retornos muito significativos.