Emprego no sector dos seguros continua a crescer

A Michael Page, empresa global de recrutamento, anunciou um aumento na procura de novos perfis no sector dos seguros, nomeadamente na área da Grande Lisboa, no último trimestre deste ano. Este aumento é consistente desde o último trimestre de 2020, acompanhado pelo aparecimento de novas funções profissionais relacionadas com as insurtechs e as novas tecnologias na área seguradora.

Entre as novas funções que surgiram no sector, destacam-se Cyber Risk Specialist, Startups Lead, D&I Director or Lead assim como o aumento da função de Affinities Manager. O mercado português regista ainda uma enorme procura de candidatos com experiência em inovação e transformação, e de perfis de consultoria interna ou PMO (project management office) tanto nas insurtechs como nas seguradoras, mantendo-se a tendência nas áreas de Risco, Auditoria, Atuarial e Data Analytics.

O sector segurador continua a ser uma forte aposta do sector bancário, e um pilar estratégico, nomeadamente através do canal bancassurance, tendo vindo a registar-se um crescendo em seguradoras associadas a bancos. De igual forma, tanto as seguradoras como os corretores têm vindo a apostar na captação e na retenção de talento e na readaptação interna de perfis.

Inês Paes de Vasconcelos, senior associate manager e responsável pela área de Insurance da Michael Page, refere: «A procura de talento no sector dos seguros tem registado um aumento constante desde final de 2020. As tendências estruturais, como a digitalização enquanto chave para um maior crescimento da produtividade e para acelerar o progresso rápido, e a descarbonização, são vitais para uma mudança do sector a longo prazo, que cada vez mais tem de responder aos cyber riscos e às novas exigências ambientais.»

O dinamismo do sector que se vive em Portugal, caracterizado ainda pela elevada mobilidade profissional, tem provocado um aumento da oferta salarial. A preocupação em reter talento, como fator de geração de valor, traduz-se numa evolução ao nível da oferta de salário e na necessidade de aumentar os pacotes salariais com fringe benefits.

A flexibilidade, o trabalho remoto, o apoio à educação dos filhos, PPRs (planos poupança-reforma) e planos de pensões, além de viatura da empresa para determinadas funções de gestão, encontram-se entre os benefícios mais valorizados no âmbito da remuneração variável dos candidatos. A possibilidade de assumir projetos na empresa representa também uma grande motivação para a maioria dos profissionais deste sector.

Numa área com potencial de crescimento e que se revela atrativa para se iniciar e desenvolver uma carreira profissional, as competências fundamentais exigem aos profissionais a capacidade de adaptação aos desafios, análise de cenários, prospeção de negócios, estar atento às inovações tecnológicas e ter facilidade em estabelecer um bom relacionamento interpessoal.

Devido ao crescimento da procura e da mobilidade no mercado de trabalho dos seguros, registou-se um aumento dos pacotes salariais em algumas áreas. Para as funções técnicas de Atuário Sénior e Subscritor, a remuneração máxima para a região de Lisboa é de 66.150 euros anuais brutos, enquanto um Gestor de Sinistros pode auferir até 23.100 euros anuais brutos. Relativamente às funções de negócio, o salário do Diretor Comercial Brokers, numa base de 70.000 euros, pode chegar a 120.000 euros e um Account Broker auferir entre 28.000 e 50.000 euros anuais brutos. No caso das funções comerciais de Agentes, a remuneração média oscila entre os 21.000 e cerca de 26.000 euros anuais brutos, na região de Lisboa.