Nova SBE inaugura ecossistema de inovação no campus de Carcavelos

O Nova SBE Innovation Ecosystem, sediado no campus de Carcavelos, abriu portas a meio da semana, juntando centros de investigação aplicada, professores, alunos, start-ups e empresas, num espaço aberto onde inovação, empreendedorismo, educação e pesquisa vivem e crescem juntos para promover o desenvolvimento sustentável. Neste arranque, mais de 60 start-ups integram já o Ecossistema de Inovação da Nova SBE.

Este laboratório vivo tem como objetivo criar uma comunidade de impacto na sociedade, numa lógica de cocriação, fomentando um ambiente em que empresas e empreendedores possam explorar, falhar, aprender, melhorar e transformar ideias em soluções e soluções em resultados.

O Nova SBE Innovation Ecosystem pretende ainda acelerar os processos de inovação nos negócios, ajudando na ideação de processos, produtos e serviços, validação de conceitos, prototipagem, aceleração e incubação de start-ups, geração de dados e pesquisa académica e no desenvolvimento de talentos, alocando alunos para desenvolverem projetos específicos com as empresas. Acolhe equipas residentes de inovação de empresas nacionais e internacionais no campus de Carcavelos e proporciona a incubação e desenvolvimento de negócios de start-ups.

Estes diferentes players dividem-se em redes ativas, conectadas pela sua experiência especializada em cada innovation circle. São eles:

– Financial Services & Sustainable Finance

– Smart Cities & Communities

– Health & Well Being

– Space, Green & Blue Economy

– Hospitality & Customer Journey

Atualmente, o Nova SBE Innovation Ecosystem tem um conjunto de empresas parceiras – Grupo Ageas Portugal, CEiiA, CyberGym, INCM Lab, Morais Leitão, Oceano Fresco, Schréder e SIBS –, a quer se juntam outras que atuam como enablers do ecossistema, como a NOS, e mais de 60 start-ups incubadas, naquelas diferentes áreas.

Esta comunidade aberta no campus da Nova SBE em Carcavelos subdivide-se em três espaços:

» ONova SBE Innovation Ecosystem (agrega o Nova SBE Co.Innovation Lab, um espaço para transformar as organizações de forma colaborativa e experimental; o Nova SBE Innovation Digital Experience Lab, para potenciar a transformação digital; e o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, dedicado à gestão de dados).

» O Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, focado em projetos associados à incubação e aceleração precoce de start-ups lançadas por alunos da universidade.

» O Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, um espaço dedicado à inovação do sector da hospitalidade, dos serviços e do turismo.

O Nova SBE Innovation Ecosystem contará com vários tipos de iniciativas, nomeadamente:

– programas de inovação – desde inspiração (innovation safaris), ideação (hackathon, war games, generation battle, design thinking bootcamp), validação (design sprint, corporate startup studio) até ao go-to-market (go-to-market startup studio).

– programas de Empreendedorismo – programa de aceleração com start-ups disruptivas no âmbito de cada innovation circle.

– programas de educação para estudantes – desenvolvimento de projetos no âmbito do currículo dos alunos com o objetivo de aprimorar as suas skills e alavancar os seus insights para promover a inovação disruptiva e focada no futuro (nomeadamente field labs e consulting labs).

– programas de networking e desenvolvimento – calendário regular de eventos no campus para promover a colaboração e oportunidades, para descobrir a fronteira do conhecimento (os eventos incluem palestras de especialistas internacionais, eventos sociais, apresentações de membros do círculo, debates sobre políticas, bootcamps de inovação cruzada, entre outras iniciativas).

Mais informações aqui.